21 regras para a vida

A esta altura do campeonato, o leitor de Oeste já está familiarizado com o professor universitário e psicólogo clínico Jordan Peterson. Ele ficou conhecido depois de se recusar a usar o pronome de gênero neutro dentro da Universidade de Toronto, onde dava aulas. Por isso, foi perseguido por estudantes, professores e militantes.

Peterson é autor de livros como Mapas do Significado, 12 Regras Para a Vida e Além da Ordem. Nesses dois últimos, recomenda uma série de medidas práticas aos leitores, de maneira que possam lidar com o fardo da existência. Em virtude da adesão do público, o psicólogo clínico decidiu transmitir seus ensinamentos nas redes sociais. Alguns deles serão descritos nesta publicação.

1) Diga a verdade… ou, pelo menos, não minta

A verdade reduz a terrível complexidade de um homem à simplicidade de sua palavra. É um recurso supremo e inesgotável. É a luz na escuridão.

2) Não faça algo que você odeia

Tenha cuidado. Se perceber que está fazendo algo que você próprio odeia, considere o custo de continuar a fazê-lo.

3) Fale e aja da mesma forma, com congruência entre declarações e atos

Pare de fazer coisas que você sabe que estão erradas. Depois, veja o que acontece. Você se fortalece.

4) Busque o que é significativo, não o que é conveniente

Não há fé, coragem e sacrifício em fazer o que é conveniente. Ter sentido em sua vida é melhor que ter o que quer, porque você pode não saber realmente o que quer, nem de que precisa.

5) Se tiver de escolher, seja aquele que faz as coisas, não aquele que é visto fazendo as coisas

Se você cumprir as suas obrigações todos os dias, não precisará se preocupar com o futuro.

6) Preste atenção

O que você pode fazer se sua vida não estiver em ordem? Preste atenção. Prestar atenção é como observar algo que você não conhece. É uma força incrivelmente poderosa.

7) Assuma que a pessoa que você está ouvindo pode saber algo que você precisa aprender

Você quer entrar em uma conversa para sair mais sábio do que entrou.

8) Ouça as pessoas com atenção, para que compartilhem algo com você

Respostas simpáticas durante uma conversa genuína mostram que o narrador é valorizado e que a história que está sendo contada é importante, séria, merecedora de consideração e compreensível.

9) Trabalhe diligentemente para manter o romance em seu relacionamento

Permita-se tomar consciência do que você quer e precisa. Tenha a decência de contar um segredo a seu parceiro. Não espere que a beleza do amor se mantenha sem esforço total de sua parte.

10) Tenha cuidado com quem você compartilha boas notícias

Você quer compartilhar boas notícias com as pessoas que ficarão genuinamente felizes por você. Essa é uma forma de identificar quem está do seu lado.

11) Tenha cuidado com quem você compartilha más notícias

Você pode contar as más notícias a amigos verdadeiros, e eles ouvirão. Eles não irão atrapalhar a conversa e dizer que algo pior lhes ocorreu.

12) Faça pelo menos uma coisa boa em cada lugar que você for

Comece maximizando a qualidade de sua vida. Descubra como fazer isso de uma forma que beneficie seus parentes e sua comunidade.

13) Imagine quem você poderia ser e mire isso com determinação

Mire em algo profundo, nobre e elevado. Escolha o melhor alvo que você puder conceber. Vá em sua direção. Observe os próprios erros e equívocos ao longo do caminho e os corrija. Enfrente o que está em seu caminho.

14) Não se permita ser arrogante ou ressentido

Se você está ressentido, provavelmente não está se defendendo o suficiente — ou alguém está pisando legitimamente em seu território. Você precisa fazer algo sobre isso. Ou viver com as consequências.

15) Tente deixar um cômodo de sua casa o mais bonito possível

O mundo se apresenta como uma série de quebra-cabeças. Alguns dos quais você é capaz de resolver e outros, não. Se quer mudar o mundo, comece por si mesmo e trabalhe internamente.

16) Compare-se com quem você era ontem, não com quem outra pessoa é hoje

Você não conhece muito bem as pessoas com quem se compara. Vê um exterior brilhante, mas não a realidade completa. Seja menos preocupado com as ações de outras pessoas. Você tem muito para fazer sozinho.

17) Trabalhe o máximo que puder em pelo menos uma coisa

Você vai mudar. Começará a se tornar alguém concreto, em vez da confusão clamorosa que já foi. É muito melhor tornar-se algo com substância que permanecer uma coisa qualquer, sem forma.

18) Se as memórias antigas ainda fazem você chorar, anote-as cuidadosamente

Se está obcecado com as memórias do passado, significa que está preso a ele. Muitas pessoas estão presas em alguma experiência traumática da infância.

19) Mantenha suas conexões com as pessoas

Não há evidências de que a importância da amizade diminua com a idade.

20) Não denigra descuidadamente instituições sociais ou realizações artísticas

“Não preciso casar. Não preciso de um pedaço de papel.” Essa é a profundidade de seu pensamento? Você não vai marcar um casamento consciente da importância da celebração?

21) Trate-se como se fosse alguém que você é responsável por ajudar

Você tem um papel vital a desempenhar no desdobramento do destino do mundo. Você deve cuidar, ajudar e ser bom consigo mesmo da mesma forma que cuida, ajuda e é bom com alguém que ama.

Mais 21 regras serão publicadas no próximo fim de semana.

abril 10, 2022

Written by:

X