News

5 dicas de investimento para iniciantes

todayoutubro 6, 2022 1

Background
share close

Dicas de investimento para iniciantes
Fonte: Canva Pro

Gastar dinheiro e obter uma boa renda é o sonho de muita gente. Consequentemente, buscar dicas de investimento para iniciantes consiste no passo inicial para o mundo dos mercados financeiros.

Mas são muitos os questionamentos que emergem nesse período: qual o investimento para iniciantes mais assertivo? Que alternativas existem? Como construir uma carteira para obter o máximo retorno possível?

Não importa quais sejam os propósitos com os investimentos buscamos fazer o melhor. Uma vez que estamos trabalhando com os nossos recursos, certo?

Para esclarecer os questionamentos mais comuns sobre como iniciar seus investimentos listamos algumas dicas abaixo. Siga lendo

Tenha um planejamento financeiro

Quando você inicia sua vida no mundo dos negócios o recomendado é ter um ótimo planejamento financeiro.

Você também pode fazer essa organização em uma planilha ou aplicativo para dispositivos móveis. É pertinente controlar todos os movimentos de dinheiro.

Dessa forma, você consegue compreender mais seus gastos e, mais importante, quanto pode economizar e investir todos os meses sem que isso comprometa suas economias.

Dê fim as suas dívidas

De acordo com uma pesquisa sobre dívida e inadimplência, cerca de setenta e três por cento das famílias brasileiras contam com algum tipo de dívida. As principais:

  • Cartão;
  • Crediário;
  • Empréstimo pessoal;
  • Cheque especial.

Esses números são surpreendentes, especialmente pela dificuldade de acumular-se capital enquanto se está endividado.

Dessa maneira, uma das dicas de investimento mais importantes para quem está começando é dar montar o seu planejamento e fazer a negociação da sua dívida. A partir de então comece seus investimentos.

Dicas de investimento para iniciantes: conheça o seu perfil como investidor

Já tendo acertado todos os pontos mencionados anteriormente, é hora de se familiarizar com o seu perfil como investidor. A partir daí, você poderá ver o investimento mais indicado para você.

A Anbima estabelece três tipos principais de perfis de investidores: ousado, moderado e conservador.

Lembre-se o perfil de investidor não é inalterável, dessa maneira, você pode iniciar reconhecendo-se com um perfil e passar para outro à medida que ganha conhecimento.

Paciência e disciplina

Quando se trata de conselhos de investimento para iniciantes, as duas palavras de regra são seja paciente e tenha disciplina. Sem isso, o retorno financeiro esperado não pode ser alcançado.

Afinal, necessitamos ser disciplinados para economizar regularmente e compreender completamente o mundo dos investimentos. Além disso, em alguns aplicativos, ser paciente é sua maior parceira quando você lembra que quão maior o tempo você que você guardar o seu dinheiro, mais lucrativo ele se tornará.

Conheça as opções de investimento para quem está começando

O passo final antes de iniciar os investimentos é entender as mais importantes alternativas existentes. É sempre importante compreender como funciona o triângulo de investimentos pensando em segurança, retorno e liquidez.

Antes de mais nada, você precisa entender a distinção entre rendimento fixo e variável.

A renda fixa é uma das classes de ativos mais populares onde o cálculo de retorno é feito e sabido desde o início do investimento. Devido à segurança é, portanto, uma das preferíveis alternativas de investimento para iniciantes.

A medida que você ganha mais conhecimento, pode se arriscar em investimentos de rendimento variável, que têm o benefício de maiores retornos, mas com maior risco de perda.

Por fim, leia também: conheça o álbum da copa 2022

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%