Teve início nesta quinta-feira (3) o 8º Congresso Norte-Nordeste, realizado em Aracaju-SE. Com mais de três mil inscritos o evento se consolida como um dos maiores encontros de saúde pública do Brasil e contou também com a participação de gestores e profissionais de outras regiões do país.
No primeiro dia de atividades, a programação contou com as seguintes mesas: Escuta da Atenção Primária à Saúde; Financiamento; Governança, regionalização e RAS. Além das mesas, foram realizadas oficinas nas temáticas: Telessaúde – hospitais de excelência PROADI; Apresentação dos resultados da pesquisa sobre hesitação vacinal do ImunizaSUS; Financiamento – elaboração e execução dos orçamentos; GT de Assistência Farmacêutica.
Na abertura do 8º Congresso Norte-Nordeste, o anfitrião e presidente do Cosems/SE, Enok Ribeiro, agradeceu a presença de todos e reforçou que “o Congresso Norte-Nordeste revela toda a potência das duas regiões. Poder sediar em Sergipe um evento dessa magnitude e importância é um orgulho muito grande para nós sergipanos. O SUS se fortalece quando reconhecemos nossas fraquezas e enfrentamos os desafios diários, mas mais ainda quando nos unimos”.
O presidente do Conasems, Wilames Freire, destacou as discussões feitas ao longo do dia em programação repleta de temáticas. “Poder trazer para os gestores do Norte e Nordeste os resultados do processo de escuta da Atenção Primária é enriquecedor. Essa aproximação e a devolução para o nosso principal público enriquecem o fortalecimento das ações do SUS no território”.
Durante o segundo dia de evento, a programação contou com as mesas: Pós pandemia – vigilância em saúde; Especificidades regionais e as oficinas: Seminário – Judicialização da Saúde; Planejamento Regional Integrado (PRI); Oficina de comunicadores; Mostras de experiência e educação permanente em saúde; Residências municipais em saúde; 2º encontro dos Hospitais Filantrópicos, Santas Casas e entidades beneficentes de Sergipe; Oficina GTTAF/Saúde Digital.
Na manhã de sexta-feira, segundo dia de evento, aconteceu também o Conares temático para tratar do provimento médico e a consolidação dos resultados da pesquisa do projeto ImunizaSUS. A plenária final do 8º Congresso Norte-Nordeste acontece na manhã de sábado (5).