News

Alan Aníbal, Maestro brasileiro, leva Orquestra Californiana e Carlos Gomes à Europa

todaysetembro 27, 2022

Background
share close

Alan Aníbal

Conduzida pelo Maestro brasileiro Alan Aníbal De Souza Ramos, seu Diretor Artístico, a orquestra Napa Valley Youth Symphony se apresentou em turnê de destaque na Europa neste verão. Durante a turnê, o Maestro Alan Aníbal teve a oportunidade de divulgar a música clássica brasileira nas maiores casas de concerto da Europa: os teatros Rudolfinum em Praga e o Musikverein em Viena. Foi a primeira vez que a música Alvorada de Carlos Gomes, da ópera “Lo Schiavo” (“O Escravo”), foi levada a dois dos mais importantes palcos de música clássica do mundo pelas mãos de um jovem regente brasileiro.

Desde 2017, o Maestro Alan Aníbal realiza um trabalho incansável com jovens músicos na região da Bay Area, Califórnia, regendo orquestras como o Festival of Opera, Santa Rosa Symphony e Fremont Symphony. À frente da Napa Valley Youth Symphony (NVYS) desde 2021, o Maestro Alan Aníbal enriqueceu o repertório da orquestra, trazendo composições de músicos latino- americanos, como Carlos Gomes e Arturo Marquez. Desde que se tornou Diretor Artístico em Napa, famílias latinas de regiões suburbanas próximas ao Napa Valley viram na sua orquestra uma oportunidade de conexão e representação e a orquestra aumentou em número de integrantes. Hoje a NVYS é mais diversa que a própria comunidade. Muitos pais e parentes de estudantes da orquestra tem orgulho de fazer parte de uma instituição inclusiva e justa.

A recente turnê da Napa Valley Youth Symphony na Europa foi mais uma oportunidade para os jovens musicistas compartilharem novas experiências e momentos inesquecíveis. Em todas suas performances durante o mês de junho de 2022, em Leipzig, na Alemanha, em Praga, na República Tcheca e em Viena, na Áustria, o Maestro brasileiro apresentou a peça Alvorada de Carlos Gomes. Carlos Gomes (1836-96) foi o primeiro compositor de todas as Américas a se performar no La Scala Di Milano, e até hoje não possui o reconhecimento merecido por seu trabalho. A peça da ópera “Lo Schiavo” (“O escravo”), apresentada por Alan Aníbal aos europeus, foi dedicada por Carlos Gomes, compositor de origem Afro-Brasileira e indígena, à princesa abolicionista Isabel.

Estabelecida em 2002, a Napa Valley Youth Symphony se tornou um centro de formação de musicistas contribuindo para a renovação do quadro de músicos nas melhores universidades dos Estados Unidos como Juilliard, Peabody e Berkeley. A NVYS oferece a jovens músicos oportunidades de crescimento pessoal e artístico por meio de apresentações desafiadoras em um ambiente profissional. Considerada “uma joia cultural” pelo então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a orquestra jovem tem contribuído culturalmente para a comunidade da região de Napa Valley. Desde a pandemia de COVID-19, a NVYS se estabeleceu como a maior instituição de música clássica da região.

Assista o Capricho Espanhol de Rimsky-Korsakov

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%