Primeiramente, você sabe como obter uma segunda via da certidão de nascimento? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem, mas pode ser respondida de uma maneira muito simples.

Antes de mais nada, é isso que vamos discutir neste post de hoje. Fique atento e acompanhe a leitura até o final, para saber como conseguir de maneira prática e rápida.

Sobretudo, uma das pesquisas mais populares na internet atualmente é “Como tirar a segunda via da certidão de nascimento“. E se essa foi a sua dúvida, agora conseguiu a resposta!


Em segundo lugar, esteja ciente de que você pode acessar o documento online. Sendo esse um dos ótimos benefícios oferecidos pelo sistema online.

A pergunta que muitos fazem no Google: Como tirar a segunda via da certidão de nascimento?

Saiba como tirar a segunda via da certidão de nascimento (Imagem: Google / Istockphoto)

Primordialmente, como posso obter uma segunda via da minha certidão de nascimento? Isso é possível online, através do site do ARPEN – (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), em resposta a esta questão.

Desde já, o cartório onde você foi registrado não é mais necessário para acessar o documento de identificação civil, quando você precisa saber “como obter uma segunda via da certidão de nascimento”.

Analogamente, o Brasil ainda é uma nação muito burocrática. Estamos cientes de que cidadãos de muitas nações podem enviar apenas um documento para unificar sua identidade. Mas, por enquanto, devemos esperar por isso.


Uma solução inovadora: Solicitação do documento pela internet

Antes de tudo, você pode solicitar sua certidão e outros documentos on-line e recebê-los em sua casa. E tudo que você precisa para iniciar o processo de inscrição é o acesso à internet e suas informações pessoais.

Veja como ter uma segunda via da sua certidão de nascimento

Como posso obter uma segunda via da minha certidão de nascimento? Para esclarecer qualquer duvida, você deve primeiro estar ciente de que seu estado civil será anotado neste documento, juntamente com quaisquer correções.

Portanto, esses documentos podem ser exigidos em várias circunstâncias, como quando você deve concluir procedimentos como a compra ou venda de um bem, uma solicitação bancária ou outros requisitos.

Assim também, se for extraviado, perdido, ilegível ou excluído, a segunda via ainda poderá ser solicitada. Você precisa de um novo documento de registro civil para usar qualquer uma dessas opções.

Detalhes adicionais sobre como obter o seu documento

Por outro lado, como tirar a segunda via da certidão de nascimento? Para esclarecer, o Cartório 24 Horas, que foi desenvolvido por um grupo de cartórios brasileiros, é outra forma de obter uma segunda via do documento.


Nesse sentido, o objetivo deste site é aumentar a eficiência dos serviços ao cidadão. Para ter acesso siga essas orientações:

-Encontre a opção: “Pedir a segunda vida de onde estiver”, assim irá ter acesso ao documento. Depois, selecione “Para você” na página, clique em “Iniciar pedido” e preencha o formulário.

Contudo, você precisará fornecer a este formulário alguns dados pessoais para identificar seu documento. Os Termos de uso do site devem ser aceitos; você deve pagar e esperar em casa pelo documento.

Sua certidão pode ser impressa e enviada para você

Como posso obter uma segunda via da minha certidão de nascimento? Nós vamos descobrir! Você tem a opção de solicitar a segunda via por e-mail ou em papel junto aos cartórios, que serão enviados pelos Correios.

Nesse sentido, há uma taxa de entrega do documento, se você decidir que ele seja entregue em sua casa pelos Correios. Você também pode acessar o documento usando um dispositivo móvel, se tiver acesso à internet e acessar o site listado abaixo.

Todavia, você deve pagar para ver a certidão de nascimento quando solicitar uma segunda via. O sistema online permite que você pague com cartão de débito ou crédito.

Como posso obter uma segunda via da minha certidão de nascimento?

De antemão, você também pode fazer um pedido seguro e conveniente de uma segunda via da certidão de nascimento usando o site oficial do Registro Civil, não importa onde você esteja. Para solicitar seu curso, proceda da seguinte forma:

  • Visite o site oficial do registro civil em https://registrocivil.org.br;
  • Vá até a opção “Certidão de Nascimento”;
  • Preencha os campos obrigatórios com suas informações pessoais, como endereço, cidade de residência e cartório que emitiu seu certificado;
  • Agora deve informar o seu nome completo, além do CPF e a sua data de nascimento;
  • Em seguida declare que “leu e aceita todas as condições de uso”, depois clique no botão.
  • Você escolhe o modo de distribuição de documentos em pouco tempo.

Então, você aprendeu como obter uma segunda via de certidão de nascimento. Você ainda tem a opção de obtê-lo impresso ou digitalmente. Além disso, os preços cobrados pelos cartórios físicos são os mesmos.

Conclusão final

Finalmente, você aprendeu como obter uma certidão de nascimento de maneira prática, juntamente com outros detalhes cruciais.

Agora, com esse conhecimento em mãos, será muito mais simples para você concluir quaisquer tarefas burocráticas, ou transações envolvendo a documentação atualizada, como compra e venda bens.