News

Auditores denunciam à ONU suposto desmonte da Receita Federal

todaydezembro 10, 2022 7

Background
share close

Auditores denunciam à ONU suposto desmonte da Receita Federal

Unafisco diz que houve queda de 62% no orçamento do órgão em 2022; relatório também foi encaminhado à OCDE e ao Gafi

Pillar Pedreira/Agência Senado – 23.jun.2017

Unafisco Nacional menciona desmonte do Fisco nos últimos anos; na foto, sede da Receita Federal, em Brasília





09.dez.2022 (sexta-feira) – 21h24

A Unafisco (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) encaminhou ao Comitê Tributário da ONU (Organização das Nações Unidas), à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e ao Gafi (Grupo de Ação Financeira Internacional) denúncias relacionadas à Receita Federal.

Sem citar diretamente o governo de Jair Bolsonaro (PL), a entidade menciona suposto desmonte do Fisco e abandono do órgão no combate à corrupção nos últimos anos. O Poder360 teve acesso nesta 6ª feira (9.dez.2022) ao documento enviado ao secretário-geral Adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Navid Hanif. Eis a íntegra (493 KB, em inglês). 

A Unafisco cita, entre outros pontos:

  • contínuos movimentos de estrangulamento da Receita Federal;
  • drástica redução de seus orçamentos nos últimos anos;
  • esvaziamento de áreas e procedimentos direcionados ao combate de condutas ilícitas, especialmente sobre corrupção e lavagem de dinheiro;
  • declarações infundadas e desvirtuadas sobre a atuação do Fisco e seus resultados.

“O orçamento de 2022 corresponde, em relação à média dos 10 anos anteriores corrigida pela inflação, a um corte de 62% (1,7 bilhão sobre 4,5 bilhões). Esse movimento antagoniza com o entendimento internacional consolidado de que investir nas administrações tributárias e aduaneiras é imperativo – não apenas para gerar resultados arrecadatórios, mas sufocando condutas ilícitas”, diz um trecho do relatório.

Segundo a associação brasileira, as ações são “prejudiciais ao pleno desempenho das funções do órgão máximo da administração tributária e aduaneira federal, colocando o país em risco de se tornar um hub global de atividades criminosas”.

O vice-presidente da Unafisco, Kleber Cabral, afirma que “os números apresentados aos organismos internacionais falam por si mesmos e revelam o tamanho do descaso do governo com a Receita Federal nos últimos anos”.

Segundo ele, os dados “mostram que o país escolheu abandonar o combate aos ilícitos financeiros e transnacionais, colocando o Brasil na rota inversa dos países desenvolvidos”

Cabral diz que o alerta foi estendido à ONU porque o que foi apresentado à OCDE “não deve surtir efeito esperado, uma vez que a entrada do país nesse organismo não deve fazer mais parte da estratégia do presidente eleito”, em referência a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Poder360 entrou em contato com a Receita Federal para obter uma posição sobre a denúncia da Unafisco, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

o Poder360 integra o

Written by: admin

Rate it

Previous post

Bravatas não vão tirar país do caminho da democracia, diz Rui Costa

News

Bravatas não vão tirar país do caminho da democracia, diz Rui Costa

Bravatas não vão tirar país do caminho da democracia, diz Rui Costa Futuro ministro comentou declaração de Bolsonaro; chefe do Executivo disse a apoiadores que “nada está perdido” Sérgio Lima/Poder360 09.dez.2022 O governador da Bahia, Rui Costa, foi anunciado como futuro ministro da Casa Civil; ele afirmou que Lula pediu aos futuros ministros que ajudem

todaydezembro 10, 2022 8


0%