Uncategorized

Bolsonaro diz que só passa faixa presidencial “bem lá na frente”

todaysetembro 24, 2022 3

Background
share close

Presidente voltou a falar em “eleições limpas” e a criticar Lula durante culto com apoiadores evangélicos em Minas Gerais


Reprodução/O Tempo – 23.set.2022

Bolsonaro participou nesta 6ª feira de culto com apoiadores evangélicos em Contagem (MG)



24.set.2022 (sábado) – 0h46


O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta 6ª feira (23.set.2022) que só passará a faixa presidencial “bem lá na frente”, sugerindo que deve governar o país por mais 4 anos.

Peço a Deus que continue me dando força, coragem e sabedoria para que a gente possa lá na frente, bem lá na frente, entregar para quem me suceder democraticamente numas eleições limpas a continuidade do governo brasileiro, disse Bolsonaro durante culto com apoiadores evangélicos em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Apesar de sua declaração sobre o processo eleitoral, o presidente não especificou o que é necessário para que as eleições sejam “limpas”. Em diversas ocasiões, Bolsonaro fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro e colocou em dúvida a confiança nas urnas eletrônicas.

O chefe do Executivo também já disse que iria impor, por meio das Forças Armadas, a condução de eleições transparentes no Brasil. A declaração foi dada em 4 de agosto de 2022, durante reunião com pastores da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

Além disso, durante sua entrevista ao Jornal Nacional, em 22 de agosto, Bolsonaro falou que só respeitaria o resultado das urnas se as eleições fossem “limpas e transparentes”.

O tom do discurso do presidente durante o culto mudou desde a sua entrevista aos podcasts cristãos Dunamis, Hub, Felipe Vilela, Positivamente, Luma ElpidioLuciano Subirá, em 13 de setembro.

No programa, Bolsonaro adotou um tom mais tímido frente ao eleitorado cristão e disse que, se perdesse a disputa pelo Palácio do Planalto, iria se “recolher” e passar a faixa.

“Com a minha idade, eu não tenho mais nada para fazer aqui na Terra se acabar a minha passagem pela política no corrente ano”, afirmou o Chefe do Executivo na ocasião.

Críticas a Lula

Durante o culto, Bolsonaro também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, até agora, lidera as pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República.

O atual chefe do Executivo chamou o petista de “comunista ladrão” e voltou a dizer que o seu conforto é não ter um comunista sentado na cadeira presidencial.

Bolsonaro já havia dado uma declaração semelhante em uma viagem anterior ao Estado de Minas Gerais. “O que me conforta é saber que naquela cadeira presidencial lá em Brasília não está um comunista sentado lá. Lá está uma pessoa que defende a família, que é contra as drogas, é contra a ideologia de gênero, é contra o aborto”, disse o presidente em entrevista à rádio mineira 98 Live, em 19 de agosto.

PoderData

Apesar das críticas de Bolsonaro a Lula e da declaração de que só passará a faixa presidencial “bem lá na frente”, a última pesquisa PoderData mostra que o petista tem 44% das intenções de voto na sucessão presidencial no 1º turno, enquanto o presidente tem 37%.

Em um embate direto, Lula tem vantagem de 8 pontos percentuais sobre o atual chefe do Executivo. No 2º turno, o petista tem 50% das intenções de voto e Bolsonaro marca 42%. A distância é a menor registrada pelo PoderData desde a rodada de 15 a 17 de março de 2021. Na ocasião, Lula tinha 34% dos votos, contra 30% do presidente –diferença de 4 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 18 a 20 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00407/2022.

Agregador de pesquisas

Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Uncategorized

Richarlison fires Brazil to thrashing of Ghana

The Stade Oceane in Le Havre, France, played host to two of the greatest football teams that South America and Africa have to offer on Friday night, but it was Brazil who came out well on top in the encounter with Ghana as it ended 3-0 to the Selecao.Tite's side got off to a strong

todaysetembro 24, 2022 5


Similar posts

Uncategorized

Feliz 2023!

2023 começou. Basicamente duas reações podem ser facilmente identificadas quando olhamos à nossa volta: riso e lágrima. Uma parcela comemora aquilo que entende como vitória. Outra parcela chora aquilo que entende como derrota.  Em meio a estas definições bem reduzidas, existem inúmeras variações de ânimos, de expectativas, de comportamentos, de […]

todayjaneiro 7, 2023 1


0%