O brasileiro não é nada original para escolher senha. “Brasil” e “123456” estão entre as opções mais utilizadas no país, segundo relatório do gerenciador de senhas NordPass, que fez o levantamento em mais de 30 países, incluindo quatro da América Latina – além do Brasil, foram pesquisados também Chile, Colômbia e México.
A combinação numérica, infelizmente, é um clássico já do país. Relatórios passados, feitos por outras empresas, mostram que “123456” figura entre as opções mais usadas no Brasil há anos.
Relacionadas
O problema de ter senhas fracas é que os cibercriminosos precisam de menos de um segundo para poder quebrá-la e acessar uma conta.
O estudo mostra que senhas fracas ainda continuam sendo usadas para “proteger” contas em redes sociais, e-mails e entre outros sites e plataformas, principalmente por serem fáceis de lembrar.
Senhas mais usadas pelo brasileiro levariam menos de um segundo para serem hackeadas
Imagem: Divulgação/NordPass
“Isso as torna fáceis de prever. Especialmente em ataques automatizados de força bruta, em que os cibercriminosos usam software para testar várias combinações de endereços de e-mail e senhas em segundos”, alerta Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.
Ainda na lista brasileira, o que chama atenção é quantidade de variações da sequência numérica mais comum (123456 – algumas com a contagem indo até 9 – ou 102030) e nomes de pessoas, como por exemplo, “gabriel” e “felipe”.
No ranking mundial, entre as palavras-chave mais populares estão “password” (“senha”, em inglês) em primeiro lugar e “123456” e “12345678” em segundo e terceiro, respectivamente.
A conclusão foi feita após a análise de um banco de dados de 3 TB (terabytes) contendo credenciais que foram expostas em incidentes de segurança.
Como criar senhas fortes e seguras
Nada de combinações simples. Para proteger ao máximo suas contas, é extremamente importante criar senhas fortes e seguras.
Siga as dicas abaixo.
Não use data de aniversário, seja sua ou de familiares;
Não use seu nome, de familiares ou de animais de estimação;
Use e abuse de caracteres especiais, como “@”, “*”, “$”;
Use letras minúsculas e maiúsculas;
Use combinações alfanuméricas, ou seja, números e letras;
Use senhas diferentes para cada conta. Nunca a mesma;
Por Diane Bartz WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos apresentou nesta quinta-feira uma queixa com o objetivo de bloquear a oferta de 69 bilhões de dólares da Microsoft pela produtora de videogames Activision Blizzard. Para o governo de Joe Biden, o negócio vai prejudicar a competição. A Microsoft anunciou em janeiro acordo para comprar a Activision por 68,7 bilhões de dólares, o maior negócio da história da indústria […]