News

Brasil ganha material biológico para vacina contra varíola dos macacos

todaysetembro 6, 2022 4

Background
share close

O Brasil recebeu nesta segunda-feira (5/9) o material biológico necessário para iniciar o desenvolvimento de uma vacina contra a varíola dos macacos – ou monkeypox. O material conhecido tecnicamente como sementes do vírus vacinal foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health – NHI), agência de pesquisa médica dos Estados Unidos, para o Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a doença. Com o material, é possível desenvolver o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é a matéria-prima para a produção vacinas.

O CTVacinas receberá o lote e trabalhará em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos).

A iniciativa é uma das ações definidas como prioritária pelos pesquisadores brasileiros que integram a CâmaraPOX Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

varíola-dos-macacos

OMS denuncia ataque contra animaisVinícius Schmidt/Metrópoles

******Foto-variola-dos-macacos.jpg

A vacinação contra a varíola dos macacos é uma estratégia indicada tanto para a prevenção e defesa quanto para ensinar o corpo a combater o vírus antes de uma infecção bymuratdeniz/ Getty Images

******Foto-variola-dos-macacos.jpg

A ACAM2000 é administrado como uma dose percutânea por meio de técnica de punção múltipla com agulha bifurcada. A resposta imune leva 4 semanasDavid Talukdar/Getty Images

variola dos macacos exame imagem ilustrativa doença mundo monkeypox 12

Vinícius Schmidt/Metrópoles

variola dos macacos exame imagem ilustrativa doença mundo monkeypox 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles

variola dos macacos exame imagem ilustrativa doença mundo monkeypox 14

Vinícius Schmidt/Metrópoles

variola dos macacos exame imagem ilustrativa doença mundo monkeypox 3

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Constituído em maio deste ano, o grupo formado por oito pesquisadores brasileiros especialistas em varíola e outros poxvírus assessora o MCTI sobre o assunto em relação a pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Vírus é o causador

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.

A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Bolsonaro ataca “ações autoritárias”: “Aparências favorecem tiranos”

News

Bolsonaro ataca “ações autoritárias”: “Aparências favorecem tiranos”

Postagens foram feitas na data em que Fachin restringiu efeitos de decretos do presidente que flexibilizaram as regras sobre armas de fogo05/09/2022 23:09,atualizado 05/09/2022 23:34Rafaela Felicciano/MetrópolesNa data em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin restringiu efeitos de decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL) que flexibilizaram as regras sobre armas de fogo no país, o mandatário foi às redes sociais criticar “ações autoritárias” de “verdadeiros tiranos” e falar sobre o […]

todaysetembro 6, 2022 4


0%