News

Brasileiros nos EUA vão às urnas neste domingo para escolha do futuro presidente

todayoutubro 2, 2022 1

Background
share close
Brasileiros nos EUA se mobilizarão para comparecer às urnas e deixar seu voto para presidente. Foto/Divulgação TSE

Nos EUA, 182.986 brasileiros que residem no país estão aptos a votar. O número de eleitores do maior colégio eleitoral do exterior aumentou em cerca de 14% em relação às eleições de 2018

Da Redação – Os brasileiros residentes nos EUA vão às urnas neste domingo, quando acontecem as eleições presidenciais no Brasil, em disputa acirrada entre os candidatos que estão no topo das pesquisas – o presidente Jair Bolsonaro (PL), da extrema direita, que busca a reeleição, e o líder de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pleiteia voltar ao Palácio do Planalto. Uma missão importante para os brasileiros no exterior, que representam 4,2 milhões de cidadãos, sendo que 697.084 estão aptos para votar para escolher o próximo presidente do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores. 

Nos EUA, 182.986 brasileiros que moram no país estão aptos a votar. O número de eleitores do maior colégio eleitoral do exterior aumentou em cerca de 14% em relação às eleições de 2018. O Consulado-Geral do Brasil em Miami tem jurisdição sobre o estado da Flórida e os territórios de Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas com o maior número de eleitores inscritos: 40.189. A votação acontecerá em dois locais: Miami e Orlando – no vice-Consulado do Brasil em Orlando.

______continua após a publicidade_______





Já o Consulado de Boston, que abrange os estados de Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont, é o segundo em número de votantes, 37.159. Nas eleições passadas eram quatro locais de votação, este ano as seções estarão distribuídas em Framingham e Maiden.

O resultado da eleição é esperado já na noite de domingo, com a agilidade das urnas eletrônicas, criando um clima de grande expectativa para o futuro do país. Lembrando ao eleitor nos EUA que a última pesquisa divulgada pela “Futura Consultoria”, na sexta-feira (30/9), Lula apresentava 43,6% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto que Bolsonaro tinha 40,5% – na pesquisa do Datafolha na noite da última quinta-feira (29), Lula aparece com 50% na intenção de votos, e Bolsonaro com 36%.

Em contrapartida, os demais presidenciáveis que seguem na escala de intenções de votos, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), não têm chances de chegar ao segundo turno das eleições, que deverá ocorrer em 30 de outubro, caso ó embate de votação entre Bolsonaro e Lula não seja definido neste domingo. E para quem está fora do país, poderão escolher o chefe do Executivo em embaixadas, consulados e repartições diplomáticas espalhadas por 159 cidades de 97 países.

Os brasileiros residentes em Orlando, por exemplo, deverão votar no vice-Consulado do Brasil em Orlando, o que irá facilitar o processo cívico, assim como em outros pontos do país, onde se concentram os consulados e os pontos de urnas eletrônicas.  

No estado da Flórida, onde ocorreu a recente passagem do furacão Ian, que devastou algumas cidades, espera-se que os eleitores brasileiros possam comparecer às urnas de votação. Em algumas áreas a situação ainda é crítica, o que poderá comprometer o comparecimento aos locais de votação.   

Serviço

Vice-Consulado do Brasil em Orlando

Endereço 355 N Orange Ave, Orlando, FL 32801

Telefone 321-251-4734

____________________publicidade___________________







Written by: admin

Rate it

Previous post


0%