News

Cidadania declara apoio a Lula no 2º turno

todayoutubro 4, 2022

Background
share close

Presidente do partido, Roberto Freire, afirmou que “é preciso derrotar” o presidente Jair Bolsonaro (PL) “democraticamente”


Sérgio Lima/Poder360 – 23.nov.2016

Presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, divulgou em nota o posicionamento da sigla a favor de Lula (PT) no 2º turno



04.out.2022 (terça-feira) – 15h41


O Cidadania declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao 2º turno, nesta 3ª feira (4.out.2022). Foram 16 votos favoráveis ao posicionamento e 3 pela neutralidade

Em nota, o presidente nacional do partido, Roberto Freire, afirmou que  “é preciso derrotar [o presidente] Jair Bolsonaro (PL) democraticamente”, e disse que a sigla respeitará “posições individuais de seus militantes e dirigentes”.

Sobre o chefe do Executivo, o presidente da sigla disse, ainda, que Bolsonaro representa ao Cidadania “valores contrários aos seus princípios democráticos e republicanos, ao respeito às diferenças e aos direitos humanos, à defesa da ciência e da vida”.

Freire já havia defendido o apoio à Lula na 2ª feira (3.out.). No 1º turno, o Cidadania apoiou a candidata do MDB ao Planalto, Simone Tebet, que terminou em 3º lugar na disputa, com 4,16% dos votos válidos. Lula alcançou 48,4% e Bolsonaro, 43,2%.

Nesta 3ª feira, o PDT, que tinha como candidato à presidência Ciro Gomes, também se posicionou a favor de Lula na próxima rodada das eleições. Ciro acompanhou a decisão do partido.

Eis a íntegra da nota do Cidadania:

Cidadania declara apoio a Lula no segundo turno

“O Cidadania decidiu, em reunião da Executiva Nacional, realizada nesta terça-feira (4), pelo apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, à Presidência da República diante dos riscos de escalada autoritária de um segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro.

“O partido avalia que Bolsonaro representa valores contrários aos seus princípios democráticos e republicanos, ao respeito às diferenças e aos direitos humanos, à defesa da ciência e da vida.

“O desprezo de Bolsonaro às minorias, a condução desumana e incompetente da pandemia, que resultou em centenas de milhares de mortos, suas reiteradas tentativas de cercear órgãos de investigação, os ataques à imprensa e a jornalistas, nada disso merece mais quatro anos.

“O Cidadania jamais deixou de se posicionar, ainda que respeitando, como respeitará neste caso, posições individuais de seus militantes e dirigentes. E não seria agora, nesse grave momento da vida nacional, que o partido assumiria a condição de mero espectador da realidade.

“É preciso derrotar Bolsonaro democraticamente.

Roberto Freire


Presidente Nacional do Cidadania”

Written by: admin

Rate it

Previous post

Sem citar Lula, Ciro afirma que segue PDT em apoio ao petista

News

Sem citar Lula, Ciro afirma que segue PDT em apoio ao petista

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, 64 anos, afirmou nesta 3ª feira (4.out.2022) que acompanhará a decisão de seu partido de apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do 2º turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL). Em um pronunciamento transmitido em seu canal no YouTube, Ciro disse que, “frente às

todayoutubro 4, 2022 1


0%