Uncategorized

Colômbia e Venezuela avançam em normalização diplomática

todayagosto 13, 2022 1

Background
share close

CARACAS, 12 AGO (ANSA) – A Colômbia e a Venezuela deram mais um passo em direção à normalidade das relações diplomáticas e voltaram a indicar embaixadores para cada país após mais de três anos de crise, informam os dois governos nesta sexta-feira (12).   

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou que designou Félix Plasencia, ex-ministro das Relações Exteriores e já embaixador na China, para a sede diplomática de Bogotá. Logo depois, seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, indicou o ex-senador Armando Benedetti para assumir a embaixada de Caracas.   

A crise diplomática entre as duas nações começou em 2019 quando o líder da oposição, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente da Venezuela e acusou Maduro de fraudar as eleições. O político teve o apoio de cerca de 50 nações, entre as quais, Estados Unidos e a Colômbia. A atitude irritou Caracas, que rompeu as relações de maneira unilateral.   

Agora, com a eleição de Petro, as conversas de alto nível haviam sido retomadas.   

Após as nomeações, Maduro ainda afirmou que as partes estão “trabalhando em um plano muito sério” para a abertura programada e progressiva dos mais de 2,2 mil quilômetros de fronteiras entre as duas nações.   

“Andaremos adiante a pequenos passos, avançando no restabelecimento e na reconstrução das nossas relações políticas, diplomáticas, econômicas e comerciais”, pontuou ainda o venezuelano.   

De sua parte, Petro ressaltou que Benedetti terá a “árdua missão de normalizar as relações entre os dois países” e de “restabelecer o quadro institucional que existia há décadas”.   

Nos últimos quatro anos, sob a presidência de Iván Duque, a Colômbia recebeu cerca de 1,4 milhão de venezuelanos que fugiram das graves crises social, econômica e política que se vive no país. Além disso, a nação vizinha foi um “porto seguro” para abrigar centenas de “desertores militares” e opositores perseguidos pelo governo Maduro. (ANSA).   








Written by: admin

Rate it

Previous post


Similar posts

Uncategorized

O que é pet friendly? Entenda o significado por trás desse termo

Quem tem pet sabe como é difícil deixá-lo sozinho em casa, né? O amor que sentimos pelos bichos é tão grande que a vontade de levá-los com a gente para todo canto é enorme. Mas, para a tranquilidade de muitos tutores, hoje existem diversos estabelecimentos onde os animais são bem-vindos, […]

todaysetembro 25, 2022


0%