News

Com aumento de roubos a cargas e veículos, como se proteger?

todaysetembro 28, 2022 1

Background
share close

Enquanto quadrilhas roubam cargas e veículos (caminhões, automóveis, motocicletas, ônibus e máquinas), empresas aprimoram os serviços e a tecnologia para tornar as rotas mais seguras e recuperar bens roubados ou furtados. Somente no ano passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no país 764 ocorrências de roubos de carga em estradas e as detenções aumentaram em 25% na comparação com os dois anos anteriores.

No entanto, hoje é possível coletar e tratar informações gerenciais por meio de tecnologia de Big Data, em que as empresas elaboram sistemas e padrões de segurança do mais elevado nível. Além da prevenção e recuperação de bens roubados/furtados, a Tecnologia atual permite monitorar 24h o uso do veículo, gerenciar os abastecimentos calculando a média de consumo, controla as manutenções, administram as despesas por centro de custo, informa a jornada de trabalho de cada colaborador, além de analisar sua produtividade e seu perfil de condução dos veículos.

> Saiba como aproveitar os momentos fora de casa sem se preocupar com a segurança do seu patrimônio

A empresa de segurança catarinense Orsegups vem investindo em novas tecnologias que tornam mais difíceis casos de roubos/furtos e até problemas na hora de identificar quem sofreu uma multa na direção do veículo, por exemplo. As funcionalidades são voltadas não somente para empresas, mas para segurança de pessoa física e de seu patrimônio. A meta é ampliar as ferramentas na gestão de frota e elevar a base de veículos nos próximos 5 anos em média de 30% ao ano, segundo Nabor Cenci, gerente do segmento de rastreamento veicular s.

– Na tecnologia, hoje, se você não evoluir constantemente, ficará ultrapassado num piscar de olhos, alerta o gerente.

Isca de carga

Em uma situação de roubo de cargas, os criminosos querem subtrair um produto que o caminhão está transportando o mais rápido possível. Com o rastreamento, é possível instalar um acionador de pânico para que o motorista, em situação de risco, acione e peça apoio para a emergência.

> Por que investir em segurança privada para sua casa e empresa?

Para ampliar a segurança e permitir localizar uma carga roubada, a tecnologia permite inserir um rastreador chamado “isca de carga”. Com essa tecnologia é possível localizar onde ela foi parar. Em caso de furto de veículos, a ferramenta “estacione seguro” permite que o motorista estacione o mesmo, e o sistema cria uma “cerca virtual” vigilante ao redor dele. Se o carro for deslocado, o aviso vai direto para seu smartphone.

Controle na palma da mão

– Rastreamento é saber onde o veículo está, onde ele esteve e o que acontece ou aconteceu durante os trajetos realizados. O rastreamento nasceu para a segurança, mas, hoje, com a evolução dos rastreadores, eles entregam mais informações e as plataformas processam com algoritmos que as traduzem em benefícios e resultados não apenas para a segurança, mas também para gestão e controle do seu negócio em todas as etapas que os veículos são utilizados. O gerente explica que não é possível gerenciar aquilo que não se enxerga. A única maneira de visualizar o que ocorre durante o uso do veículo é utilizando o rastreamento associado a uma ferramenta de gestão de frota.

As funcionalidades de segurança, monitoramento e rastreamento para tomada de decisões podem ser verificadas por meio de uma plataforma web e aplicativo para celular com alta disponibilidade, fácil usabilidade e de desenvolvimento interno. O foco das ferramentas da Orsegups é avisar aquilo que está errado para agir imediatamente e corrigir os problemas, evitando que eles se perpetuem ao longo do tempo.

— É possível cuidar do veículo, se ele está sendo conduzido dentro da velocidade permitida, conferir os horários de movimentação, os locais por onde esteve, se está realizando a atividade prevista, sua ociosidade… Uma das maiores dificuldades que as empresas possuem, por exemplo, é saber quem estava dirigindo o veículo. Quando ocorre uma multa por excesso de velocidade, quem foi? — explica o gerente.

No caso da Orsegups, a companhia conta com um ecossistema de soluções para o monitoramento, controle e gestão de veículos e frotas, auxiliando na segurança e gestão veicular. As informações precisas auxiliam na tomada de decisões estratégicas para segurança, redução de custos e aumento da produtividade. Na hora do motorista usar o veículo, ele passa um cartão para identificação, e se for um motorista permito libera o veículo para uso e assim saberemos efetivamente quem está conduzindo o mesmo.

Referência em rastreamento veicular e controle de frota

A Orsegups, com sede no município de São José, em Santa Catarina, presente no segmento há quase 50 anos, é líder nacional no mercado de segurança, atua fortemente nas áreas de segurança eletrônica, segurança patrimonial e facilities. Com 7 mil colaboradores, a Orsegups atua em todo o território nacional, para atender cerca de 80 mil clientes.

Além de Santa Catarina, temos unidades regionais nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás e Tocantins.

Saiba mais sobre os serviços e funcionalidades da companhia.

Leia também

Muito além do comunicado no elevador: aplicativo de condomínio otimiza processos e contribui com a segurança

Inteligência artificial contribui para o monitoramento e a segurança patrimonial

O que é segurança inteligente e como usar a tecnologia a nosso favor

Written by: admin

Rate it

Previous post

Saiba o que é deepfake, técnica de inteligência artificial apropriada para produzir desinformação | NSC Total

News

Saiba o que é deepfake, técnica de inteligência artificial apropriada para produzir desinformação | NSC Total

Usada inicialmente para a produção de vídeos humorísticos, a técnica conhecida como deepfake tem ganhado cada vez mais espaço entre os produtores de desinformação. No período eleitoral de 2022, vídeos vêm sendo manipulados e seus conteúdos distorcidos a partir dessa prática, que usa inteligência artificial para copiar vozes e rostos. Por meio da tecnologia é

todaysetembro 28, 2022


0%