Para fechar a semana com estilo, mais uma conjunção superbrillhante. Na noite deste domingo (11), é a vez de Júpiter (o segundo planeta mais luminoso de nosso céu, depois de Vênus) aparecer logo acima da Lua cheia.
Veja como observar:
O par já pode ser visto a partir do momento em que a Lua nascer, por volta das 20h, no horizonte leste (a mesma direção que nasce o Sol). Quando mais tarde olhar, mais alto no céu os objetos estarão.
Júpiter se manterá imediatamente acima da Lua — que estará com 99% de iluminação, na fase cheia —, com o aspecto de uma grande estrela de brilho fixo levemente amarelado.
Bônus: aproveite para ver Saturno, que estará alinhado acima da Lua.
Horizonte leste de São Paulo por volta das 20h de 11/9; conjunção da Lua cheia e Jupíter, com Saturno alinhado acima
Imagem: Stellarium/Reprodução
O evento cósmico é totalmente visível a olho nu, de qualquer parte do Brasil, dependendo apenas de um céu limpo.
Os astros seguem visíveis durante toda a noite, percorrendo o céu de leste a oeste, até o amanhecer.
É muito fácil encontrar a Lua tão brilhante no céu, mas se tiver alguma dificuldade, use um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) para indicar a posição dos objetos no momento da observação.
20.set.2021 – “Lua da Colheita” vista atrás da Estátua da Liberdade, em Nova York
Imagem: Gary Hershorn/Getty Images
Lua Cheia (Lua da Colheita)
Aproveite para admirar e fotografar a Lua logo após nascer, próxima ao horizonte, pois efeitos ópticos fazem com que ela pareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres (como prédios e árvores), e apresente belas variações de tonalidade, devido à interação com a atmosfera.
A Lua cheia de setembro é conhecida pelos povos nativos norte-americanos como Lua da Colheita, por ser no mês do equinócio, que marca a mudança de estações (quando começa o outono no Hemisfério Norte). De acordo com a tradição, os agricultores precisavam correr para terminar a colheita antes do início do tempo mais frio — e a Lua, bem brilhante e nascendo cedo, ajudava com noites bem claras, em uma época em que não havia energia elétrica.
Teremos mais uma bela conjunção na próxima semana: Lua e Marte (no sábado, 17). Vale ressaltar que, quando falamos em conjunções, nos referimos ao ponto de vista da Terra. Os corpos não estão realmente próximos: continuam separados por milhões de quilômetros no universo.
Para além de uma expressão artística, a música também é uma ótima ferramenta para conectar pessoas, eternizar momentos, celebrar etapas da vida, compartilhar com gente querida…Se você é usuário do Spotify, talvez já conheça funções como compartilhar suas músicas favoritas com os amigos ou criar playlists para a sua empresa. Mas sabia que também é possível se conectar com o seu artista favorito?Com a função chamada Blend, o app permite […]
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.