O Distrito Federal completa, nesta segunda-feira (15/8), 100 dias sem chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco predomina o tempo na capital federal até a próxima quarta (17/8), sem qualquer previsão de tirar os guarda-chuvas do armário. No ano passado, o DF passou 75 dias sem precipitações no período de seca.
“Na próxima quinta-feira (18/8), entra uma frente fria aqui no DF e a expectativa é de aumentar a nebulosidade e provoca algumas chuvas. A previsão é de que elas ocorram só no próximo final de semana”, afirma o meteorologista do Inmet Cleber Souza.
baixa umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% em brasilia df 5
O DF completou 100 dias sem chuvas nesta segunda-feira (15/8)Gustavo Moreno/Metrópoles
baixa umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% em brasilia df 6
Em 2021, foram 75 sem pancadas de chuva no céu da capital federalGustavo Moreno/Metrópoles
baixa umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% em brasilia df 4
Segundo o Inmet, é prevista, na próxima quinta-feira (18/8) a chegada de uma massa de ar frioGustavo Moreno/Metrópoles
baixa umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% em brasilia df 2
A expectativa é de que ela provoque aumento de nebulosidade na capital federalGustavo Moreno/Metrópoles
baixa umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% em brasilia df 7
Segundo o Inmet, caso a nebulosidade aumente, pode haver expectativa de chuva, somente, no próximo fim de semanaGustavo Moreno/Metrópoles
Segundo o especialista, a previsão, até a chegada da massa de ar mais fria, é de dias quentes e noites frias. Com a temperatura mínima, chegando aos 12ºC e a máxima nos 30ºC. A umidade varia entre 25% e 75% no início da semana.
Quando há baixa de umidade, a Defesa Civil do DF emite alertas para os baixos índices registrados na capital federal. O órgão pede para que os brasilienses evitem a exposição ao sol e tomem cuidado com a hidratação.
O alerta inclui avisos de risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.