News

Dormir bem, a importância do sono para a saúde

todayagosto 17, 2022 2

Background
share close

Dormir bem
Fonte: Canva Pro

Talvez, você tenha uma rotina tão corrida que se torna difícil dormir as 8h recomendadas diariamente. Mas, dormir bem e o suficiente é de suma importância para a saúde neurológica e a qualidade de vida. Saiba mais!

Por que precisamos dormir bem? Provavelmente, você já fez essa pergunta ou já viu em algum lugar sobre a necessidade de ter um bom sono. 

E isso é verdade! O bom sono é um dos hábitos mais essenciais que existe. Para tanto, ele permite que o seu corpo e mente sejam recarregados.

Com isso, o deixa em alerta para acordar e revigorado para enfrentar um novo dia. Além disso, o sono saudável também colabora para o corpo se manter saudável e evitar doenças.

E o contrário acontece o efeito reverso, pois não dormindo bem, o seu cérebro não funciona corretamente. Logo, devido a isso, pode prejudicar as suas habilidades de se concentrar, pensar com clareza e ter uma boa memória. 

A importância de dormir bem e o suficiente para a saúde

Dormir bem traz muitos benefícios para o corpo, especialmente, para a mente. Logo, apesar do que se pensa que o cérebro fica parado enquanto dormimos, mas ele é muito ativo durante o sono, desempenhando muitas funções importantes. 

Desse modo, o sono é essencial para todos os processos do corpo. Ademais, afeta o nosso funcionamento físico e mental no dia seguinte.

Também a nossa capacidade de combater doenças e desenvolver imunidade, nosso metabolismo e risco de doenças crônicas. 

O bom sono e a saúde mental

O sono e a saúde mental andam de mãos dadas. Assim sendo, um bom sono é essencial para manter nossa saúde mental equilibrada, pois uma noite de privação de sono pode afetar drasticamente o humor no dia seguinte. 

A exposição crônica à má qualidade do sono está associada à depressão, ansiedade e outras condições. Além disso, existem associações bidirecionais – o que significa que sentir ansiedade e depressão muitas vezes afeta o sono, o que afeta nossa capacidade de lidar com a ansiedade e a depressão e assim por diante.

O bom sono evita problemas de saúde 

Dormir bem nos faz sentir melhor, mais alertas, enérgicos e mais capazes de nos concentrar. Além disso, ficamos mais dispostos em realizar nossas tarefas diárias. 

Então, dormir o suficiente todos os dias é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para sua saúde e bem-estar. Enfim, você pode reduzir o risco de problemas de saúde.

Dormir bem e o suficiente remove toxinas do cérebro

Enquanto você dorme, seu cérebro está funcionando. Por exemplo, o sono ajuda a preparar seu cérebro para aprender, lembrar e criar. 

Assim sendo, alguns pesquisadores descobriram que o cérebro tem um sistema de drenagem que remove toxinas durante o sono. Logo, quando você dorme, o cérebro muda totalmente de função removendo resíduos do sistema.

E isso acontece desde os vasos sanguíneos até o sistema imunológico sendo o sono um momento de reparo.

Portanto, existem certos processos de reparo que ocorrem no corpo principalmente, ou mais efetivamente, durante o sono. Então, se você não dorme bem e o suficiente, esses processos serão interrompidos e perturbadores. 

Por fim, leia também: conheça o álbum da copa 2022

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%