News

Eleições no Brasil são marcadas por filas e atraso na apuração

todayoutubro 3, 2022 2

Background
share close

Neste domingo, 2 de outubro de 2022, o Brasil foi às urnas para o primeiro turno das Eleições que vão definir o próximo presidente do país, além de governadores, senadores, deputados estadual e federal. O dia foi marcado por filas nos colégios eleitorais, justificadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) pelo ‘comparecimento em massa’ da população para exercer o direto ao voto, além do novo sistema de biometria. também foi apontado falta da “cola” dos números dos candidatos escolhidos.

Segundo reportagem do portal UOL, apesar de a entrada nos locais de votação terem fechado às 17h, ainda há pessoas aguardando para ir à urna.

Em alguns locais, as pessoas levaram cerca de duas horas para votar. A expectativa é que a votação encerre por volta das 19h, com a apuração já em andamento.

“As filas representam que o eleitor está em peso indo votar, o que é excelente, e de outro lado temos a dificuldade da biometria associada à falta daquela solicitação que fizemos da cola, a anotação do candidatos. Estamos percebendo que o eleitor se atrapalha na hora de colocar o número do candidato.”, disse o presidente do TRE-RJ, Elton Leme, aponta o UOL.

Substituições de urnas eletrônicas também contribuíram para as filas. Por exemplo, em São Paulo, um total de 508 urnas foram substituídas por problemas técnicos.

Em números gerais, mais de 156 milhões de cidadãos brasileiros estão aptos a votar nas eleições 2022, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

As urnas foram abertas às 8h da manhã, e é a primeira vez que a eleição acontece em todo o país segundo o horário de Brasília. Por exemplo, no Acre, as urnas abriram às 6h e fecharam às 15h, para coincidirem com os outros locais de votação no país. O motivo é agilizar a apuração.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS







Written by: admin

Rate it

Previous post


0%