News

Escritor Salman Rushdie sofre atentado nos Estados Unidos

todayagosto 14, 2022 6

Background
share close

Na última sexta-feira (12), o escritor anglo-indiano Salman Rushdie sofreu um ataque e neste mesmo dia sua obra mais famosa, o livro “Os Versos Satânicos”, tornou-se a obra que mais cresceu na demanda na Amazon Brasil.

Até o começo da tarde da sexta-feira, quando foram divulgadas as primeiras informações sobre o ato de violência contra o autor, o romance lançado em 1988 estava na posição 28.742 no site da Amazon brasileira. O livro, considerado ofensivo ao profeta Maomé, foi o que marcou a perseguição sofrida por Salman Rushdie.

Brasil

No país da América do Sul, o livro foi publicado pela primeira vez no ano de 1998 pela editora Companhia das Letras, os direitos da obra pertencem até hoje à editora.

Outro título de Rushdie, Os Filhos da Meia-Noite, 1980, ocupa a segunda colocação no ranking da Amazon de livros com maior aceleramento na procura.

Autor do atentado

As autoridades identificaram o homem de apenas 24 anos como sendo Hadi Matar, ele foi acusado de tentativa de homicídio e agressão. Matar está detido e não existe a possibilidade de fiança para ele, informou o gabinete do Procurador Distrital de Chautauqua, Nova York.

Matar mora na cidade de Fairview, Nova Jersey, segundo Eugene J. Staniszewski, o porta-voz da Polícia de Nova York. O jovem tinha um ingresso para assistir à palestra que Salman Rushdie, ministrava no Instituto Chautauqua, zona oeste de Nova York. Staniszewski informou que quando o escritor e o apresentador do evento estavam no palco, Hadi Matar esfaqueou o escritor ao menos uma vez no pescoço e outra no abdômen.

Matar também feriu de maneira leve o apresentador do evento, Henry Reese.

Salman Rushdie vive nos Estados Unidos desde o ano 2000, ele foi escalado para fazer parte da conferência organizada pela organização City of Asylum para falar sobre como é sua vida “como artista exilado nos Estados Unidos”.

Estado de saúde

Até a tarde do sábado (13), foi noticiado que Rushdie estava conectado a um aparelho respirador, depois de ter passado horas em cirurgia.

Andrew Wylie, agente literário do autor lamentou que provavelmente o escritor irá perder um olho, os nervos do braço de Rushdie foram cortados e o fígado do escritor “foi esfaqueado e danificado”.

Perfil nas redes sociais

Uma investigação nos perfis nas redes sociais de Hadi Matar sugere que o jovem seja simpático às causas do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, informou a rede televisiva NBC News.

O Exército dos Guardiães se trata de uma força militar influente tanto como organização militar como também como organização política, porém, não foi feito nenhuma vinculação imediata do suspeito com o Exército dos Guardiães. Matar é nascido nos Estados Unidos, seus pais são emigrantes do Líbano.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS







Written by: admin

Rate it

Previous post

Eliana nega que esteja negociando com a Globo

News

Eliana nega que esteja negociando com a Globo

A apresentadora Eliana é um ícone do SBT, além de ser uma das personalidades mais bem pagas da emissora. Mas recentemente, boatos de que ela estaria negociando com a TV Globo circularam pela internet.De acordo com Alessandro Lo Bianco, Eliana estaria conversando com a emissora rival do SBT para uma possível contratação. Ainda segundo o

todayagosto 14, 2022 7


0%