Especial de 20 anos: Conheça a Responsável à Frente do Setor Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles há Décadas Edna Roccatto
Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.

Edna nasceu em Campinas (SP), mas desde os anos 60 vive nos EUA. No Brasil, trabalhou em várias empresas adquirindo experiência, em especial, de atendimento ao público. A última delas foi a empresa norte-americana Bendix, fabricante de autopeças, onde teve a oportunidade de praticar inglês.

Em meados de 1964, Edna acompanhou uma amiga ao Rio que seria entrevistada para trabalhar na Pan Am Airlines. O atendente local insistiu que ela também deveria preencher um formulário para ser candidata à vaga. Edna aceitou, foi contratada, e infelizment, sua amiga não. Edna chegou em Miami em 1965, participou de um treinamento para comissária de bordo e lá trabalhou por quase quatro anos, viajando por países da América Central, América do Sul, Caribe e Europa.

Sua carreira como comissária se encerrou em 1968 já que a Pan Am Airlines não permitia comissárias casadas – ano em que ela se casou com Luiz G. Shelby, um norte-americano descendente de libaneses e dono de um restaurante em Los Angeles. Da união nasceram dois filhos, Roxanne e Christopher. Em 1971, Edna foi alertada por uma amiga que o Consulado Geral do Brasil de L.A estava com dificuldade para encontrar uma auxiliar que falasse fluentemente português e inglês e foi convidada a preencher o cargo.

A paulista foi entrevistada pelo diplomata Tom Job Azulay, diplomata, diretor e produtor de cinema, na gestão do Cônsul Raul de Smandek, que estava sendo transferido para outro posto, e em seu lugar assumiria o Cônsul Murillo Gurgel Valente. Ela trabalhou no Setor de Promoção Comercial, onde permaneceu até se aposentar em 2012.

Esse setor, inclusive, se tornou seu grande ideal e razão de permanecer no consulado por décadas. Lá desempenhou sua função com entusiasmo e acreditando que oportunidades deveriam ser dadas principalmente às pequenas e médias empresas brasileiras, uma vez que as grandes já tinham condições de suportar suas promoções.

Por lá, teve inúmeras funções ao longo dos anos, como: promover as exportações brasileiras, captar investimentos e fomentar o turismo para o Brasil; fornecer assistência a empresas brasileiras que desejavam entrar no mercado norte-americano; promover parcerias entre empresas do Brasil e dos EUA; fornecer dados e pesquisas sobre o mercado norte-americano; organizar seminários e workshops, e muito mais.

Foram varios anos e etapas, desde o início, quando o atendimento ao importador local era feito basicamente com o Cadastro Delta e listas telefônicas, até os tempos mais recentes com tudo que é disponível em tecnologia. “O setor deu passos gigantescos em sua funcionalidade e eu me orgulho muito em ter sempre estado presente acompanhando o processo e vendo o crescimento”, nos diz a senhora Roccatto.

Foto no Las Vegas Convention Center, com Edna Roccatto ao lado de Raquel Leal que fez parte do time do Setor Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.

Em 1972 ela foi efetivada pelo diplomata Paulo de Tarso Flexa de Lima, que remodelou, modernizou e expandiu os serviços de apoio ao setor que ela trabalhava. A partir de então, outras mudanças foram instituídas, como o de equipar os setores no exterior com computadores, integração tecnológica entre setores no exterior com o departamento no Itamaraty e outros órgãos brasileiros relacionados. Edna e a equipe do consulado trabalharam em inúmeras  missões comerciais, seminários, conferências, mostras comerciais, grupos empresariais de vários estados brasileiros, eventos com parceria da APEX, e muito mais.

Sempre buscando se aprimorar e adquirir mais conhecimentos, Edna fez diversos cursos de extensão na UCLA como: How to Import Into the USA; How to Export; Fundamentals of International Trade; International Business Management e International Marketing. Sua trajetória foi trilhada com sucesso, recheada de muito aprendizado e experiências positivas de networking com diversas pessoas da comunidade brasileira na Califórnia.

junho 14, 2022

Written by:

X