Especial de 20 anos: Conheça o Pastor e Professor Universitário Miguel Albanez
Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.

Você já sentiu que tinha uma missão a ser realizada na Terra? Seja com trabalhos, projetos pessoais, ONGs ou individualmente? Miguel Albanez sente que sim. E foi atendendo esse quase “chamado” espiritual que ele se mudou de vez do Brasil para a Califórnia.

Nascido em Minas Gerais, na cidade de Candeias, Miguel ainda adolescente se mudou para São Paulo para estudar. Lá se formou em Comunicação Social e em Teologia, e ainda fez Mestrado em Teologia. Ainda no Brasil, foi bancário e trabalhou numa organização cristã.

Após se tornar cristão, o desejo de mudar para os EUA (que já cultivava desde criança) e estudar na Califórnia aflorou de vez. “Eu sempre dizia à minha esposa para estudar inglês porque um dia iríamos e nossos filhos nasceriam aqui. Deus me concedeu o desejo do meu coração, vim estudar e também nos deu uma filha aqui”, nos diz o pastor Miguel.

Ele se mudou em definitivo para a Califórnia no ano de 1994. Aqui, pastor Miguel estudou e morou em Pasadena durante dois anos, e logo em seguida foi trabalhar em uma igreja brasileira/portuguesa na área de San Francisco. Após viver em San Francisco, ele retornou a Los Angeles para fazer doutorado e está aqui desde então.

Mas por que a Califórnia? Ele diz que desde criança afirmava que viria par aos Estados Unidos, só não sabia como. O estado dourado foi o escolhido por sentir que havia uma missão a ser seguida. Antes de ingressar no trabalho missionário nas igrejas da Califórnia, Miguel trabalhou por muitos anos para uma empresa de tradução de filmes, na qual traduziu inúmeros longas e documentários – e também pôde contratar estudantes que necessitavam trabalhar temporariamente para se manterem.

No início dos anos 2000, mais precisamente em 2001, ele e outros membros abriram a primeira Igreja Batista Brasileira de Los Angeles, a PIBBLA, localizada em Culver City. Após uma década a igreja foi transferida para o centro de Los Angeles, onde existe até hoje.

A PIBBLA, como muitas igrejas de imigrantes, tem uma espécie de fluxo e refluxo, com vindas e idas de membros, mas nunca perde a força de atrair membros fieis. “As crises mais agudas que experimentamos foram durante a crise econômica ou bolha imobiliária em 2008 (na época o Brasil ia bem e muita gente voltou para lá) e nos últimos anos devido à pandemia”, relembra Miguel.

A igreja voltou a ganhar mais membros e esta em processo de renovação da membresia. Atualmente conta com cerca de 120 membros e congregados (frequentadores que ainda não são membros). Além de estar à frente da igreja e de trabalhos com pessoas necessitadas, o pastor Miguel é professor e leciona atualmente na Rochester University e no American Baptist Theological Center.

Para ele, sua permanência na Califórnia foi quase uma missão espiritual cujo chamado foi atendido. “Entendi que Deus nos estava dirigindo para permanecer aqui e trabalhar com a comunidade brasileira. Há muita necessidade espiritual, emocional e também social entre os brasileiros e procuramos ajudar as pessoas através de uma experiência com Cristo”.  #soulbrasil20anos

junho 22, 2022

Written by:

X