News

Estados Unidos anunciam nova ajuda militar para a Ucrânia

todayagosto 20, 2022 3

Background
share close

Por AFP


Publicada em 19/08/2022 às 15h34

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (19) um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia avaliado em US$ 775 milhões, que inclui vários tipos de mísseis, artilharia e sistemas de limpeza de minas.


O pacote inclui mais mísseis para os sistemas de artilharia de precisão Himars, que permitiram às forças ucranianas atacar os centros de comando russos e os depósitos de munições bem atrás das linhas de frente, e mais armas antiblindagem, incluídos mísseis TOW e sistemas Javelin.


Também proporciona drones de vigilância Scan Eagle, mísseis antirradiação de alta velocidade (HARM, na sigla em inglês) e obuses de 105 mm, assim como 36.000 projéteis de artilharia.


“Queremos ter certeza de que a Ucrânia tenha um fluxo constante de munições para satisfazer suas necessidades, e é isto o que estamos fazendo com este pacote”, disse aos jornalistas um funcionário de alto escalão do Pentágono.


O funcionário disse que as forças da Ucrânia fizeram bom uso dos pacotes de armas enviados pelos Estados Unidos desde que Moscou invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro, que os ajudaram a conter o avanço das forças russas.


“Estamos vendo uma completa e total falta de progresso por parte dos russos no campo de batalha”, disse o funcionário, que falou na condição de anonimato.


“Os russos continuam pagando um preço alto com os ataques ucranianos, especialmente o sistema Himars”, disse o funcionário. “Eles não conseguem avançar”, acrescentou.


Por outro lado, a fonte do Pentágono admitiu que os ucranianos não conseguiram recuperar território significativo ao longo das linhas de frente no leste e no sul do país.


Contudo, o novo pacote de armas ajudará a fortalecer a resistência ucraniana, garantiu o funcionário americano, que também assinalou que é muito importante “manter as conquistas que vimos dos ucranianos no campo de batalha”.


O funcionário disse que a inclusão do equipamento de limpeza de minas, que conta com 40 veículos resistentes a minas com esteiras que podem detonar esses artefatos de forma segura, é para ajudar os ucranianos com mais ações ofensivas. 


“Os ucranianos vão precisar deste tipo de capacidade para poder impulsionar suas forças e retomar o território”, assinalou.

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%