News

Hemorragia pós-parto: Quais são os fatores de risco para falha do tamponamento intrauterino?

todayagosto 13, 2022 2

Background
share close

A hemorragia pós-parto ainda é a principal causa de morbimortalidade materna no mundo, responsável por um terço das mortes maternas no mundo. De maneira geral, as mulheres têm postergado sua maternidade, o que acarreta no envelhecimento das mulheres no pós-parto e as complicações puerperais têm sido mais frequentes.   

Uma delas é a hemorragia puerperal, cujo tratamento envolve suturas hemostáricas, embolização arterial, ligadura de vasos uterinos, uterotônicas entre outros como primeiras medidas após a falha de administração de drogas. A realização de tamponamento com balão intrauterino foi idealizada por Bakri em 1992 com preservação da fertilidade e com sucesso, uma vez que evita manipulação do útero, podendo prejudicar possíveis gestações futuras.

O estudo

Um trabalho publicado em agosto de 2022 no Obstetrics & Gynecology revisou quais fatores poderiam facilitar a falha do tamponamento por balão utilizando-o em uma coorte de 39.193 pacientes com hemorragia pós-parto atendidas na França, sendo distribuídas em 474 maternidades diferentes.

Resultados

Das 39.193 pacientes com hemorragia, 1761 (4,5%) receberam indicação de uso de tamponamento por balão por falha das medidas iniciais. A efetividade do balão foi de 88,9%. Em 195 mulheres (11,1%) um segundo método foi necessário para tamponamento do sangramento. As pacientes que apresentaram falha do tamponamento inicial tinham idade mais avançada, idade gestacional menor e anormalidades placentárias mais frequentes. As presenças de pré-eclâmpsia, parto cesárea e ruptura uterina também tiveram maior prevalência nessas com falha.

Leia também: Estudo avalia clampeamento tardio versus imediato do cordão umbilical na incidência de hemorragia pós-parto

Discussão

A análise multivariada revelou parto cesárea (IR 4,2; 95% IC 2,9 – 6,0), pré-eclampsia (IR 2,3; 95% IC 1,3-4,0) e ruptura uterina  (IR 14,1 IC 95%; 2,4 – 83) como associações independentes a falha do tamponamento intrauterino. Concluem os autores que parto cesárea, presença de pré-eclâmpsia e ruptura uterina são associados à falência do tamponamento uterino para tratamento de hemorragia puerperal.


Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED:


Veja mais beneficios de ser usuário

do Portal PEBMED:


7 dias grátis com o Whitebook

Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.


Acesso gratuito ao Nursebook

Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.


Acesso gratuito Fórum

Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.


Acesso ilimitado

Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos
e revisados por especialistas


Teste seus conhecimentos

Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida


Conteúdos personalizados

Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados
por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Médico Ginecologista e Obstetra formado pela Universidade Estadual de Londrina • Mestrado em Fisiopatologia pela Unoeste (Universidade Oeste Paulista) • Docente da Unoeste (Presidente Prudente) – departamento materno infantil • Preceptor Residência Médica Hospital Regional Presidente Prudente – SP • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Hospital Regional Presidente Prudente • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes Siqueira (Presidente Prudente – SP) • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Santa Casa de Misericórdia de Adamantina
Plantonista Socorrista Santa Casa de Misericórdia Presidente Prudente • Médico Regulador ambulatorial município de Dracena – SP • Médico Preceptor ambulatorial UNIFADRA (Dracena – SP) • Ginecologista do serviço ambulatorial de Narandiba (SP) • Ginecologista e Obstetra do serviço ambulatorial de Pirapozinho (SP).

# Gibier M, Pauly V, Orleans V, Fabre C, Boyer L, Blanc J. Risk Factors for Intrauterine Tamponade Failure in Postpartum Hemorrhage. Obstet Gynecol. 2022 Aug 3. doi: 10.1097/AOG.0000000000004888. Epub ahead of print. PMID: 35926196. 

Written by: admin

Rate it

Previous post

Marcelinho Carioca lista motivos do por que vê ‘relação conturbada’ entre VP e elenco do Corinthians

News

Marcelinho Carioca lista motivos do por que vê ‘relação conturbada’ entre VP e elenco do Corinthians

O Corinthians vive um momento delicado na temporada. Após a eliminação na Libertadores, o time de Vítor Pereira precisa de bons resultados no Brasileirão e na Copa do Brasil. Para Marcelinho Carioca, porém, o treinador português enfrenta um problema de relacionamento com o grupo alvinegro.Marcelinho Carioca disse acreditar que a relação de Vítor Pereira com

todayagosto 13, 2022 3


0%