O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) passou a ter uma nova gestora na última sexta-feira (12). Trata-se da médica infectologista Ivete Ioshiko Masukawa, que já fazia parte da equipe da unidade desde 2004.
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Ela recebeu indicação do também recém-empossado reitor da UFSC, o professor Irineu Manoel de Souza, que assumiu o cargo no último dia 8 de julho. A confirmação da nomeação de Masukawa partiu da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que controla hospitais universitários federais no país.
A atual gestora cursou medicina UFSC e fez residência médica e mestrado em moléstia infecciosa e parasitária na Universidade de São Paulo (USP). Ela é também especialista em administração hospitalar, foi chefe da divisão médica do HU-UFSC entre 2021 e 2022 e participou da administração do Hospital Nereu Ramos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conforme divulgou o governo federal.
A infectologista será a 14ª superintendente do HU-UFSC, ao substituir a gestão interina do gerente administrativo Michel Maximiano Faraco. Antes, o hospital estava sob responsabilidade da também médica Joanita Angela Gonzaga Del Moral.
A gestora anterior havia assumido o cargo em 19 de fevereiro de 2021. Ela deixou o posto no último 22 de julho, a pedido, conforme consta no Diário Oficial da União (DOU). A reportagem questionou a assessoria do hospital se Del Moral apresentou alguma justificativa para a exoneração, mas ainda não obteve retorno.
Antes dela, o hospital havia tido uma gestão com quatro anos e cinco meses de duração, com a professora Maria de Lourdes Rovaris, hoje aposentada, à frente.
Leia mais
Do HU às bolsas: a lista de demandas do reitor da UFSC em Brasília
Restaurante Popular em Florianópolis terá almoço com música ao vivo no Dia dos Pais
Ministro Fachin faz alerta pela democracia: “Sociedade civil só deve se armar do voto”