News

iFood suspende contas de usuários com saldo e não explica motivos | Detetive TC

todaysetembro 15, 2022

Background
share close












iFood suspende contas de usuários com saldo e não explica motivos | Detetive TC

14 de setembro de 2022 6








Depois de ser acusado pela concorrência de descumprir medida preventiva do Cade sobre exclusividade com restaurantes, o iFood se vê em uma nova situação de reclamações, mas agora que envolve usuários do serviço.


A plataforma de delivery tem suspendido contas desde a última semana, sem qualquer satisfação e com saldo na carteira. O Detetive TudoCelular recebeu relato sobre o caso e foi atrás de entender o que aconteceu.

Entenda o caso



Uma usuária – já perto dos seus 60 anos de idade – contou a esta coluna que tentou realizar uma compra de mercado na noite do último dia 8 de setembro. Na hora de fechar, selecionou o cupom vigente e o saldo da carteira como parte do pagamento, enquanto o restante ia passar no cartão de crédito.


Contudo, a compra não era processada, seguida por uma mensagem que dizia para ela entrar em contato com a Ajuda para mais detalhes. A pessoa diz ter tentado trocar de cartão, tirar cupom, não selecionar o saldo, porém o erro era o mesmo. Até em outros estabelecimentos, acontecia a situação idêntica.

O caminho foi procurar a Ajuda, em um processo um tanto quanto confuso, pois – conta a usuária – não foi fácil encontrar uma opção para falar com atendente sem algum pedido ativo. Ao relatar o que estava acontecendo, a resposta dada pelo iFood foi que houve a interrupção da transação “para garantir a sua segurança e a do nosso ecossistema”.


A saída do serviço foi pedir para selecionar o pagamento na entrega – opção a qual não fica disponível para a modalidade mercado. Além disso, não deu detalhes dos motivos para isso. A pessoa afetada insistiu por não entender o problema e reforçou que não havia a opção de pagamento na entrega.

Na sequência, a resposta da plataforma disse ter analisado a trajetória dela e tornado a conta impedida de fazer outros pedidos, além de suspender o saldo na carteira – uma quantia de R$ 88,95 –, conforme os Termos e Políticas – novamente, sem especificar o que a usuária supostamente teria feito de errado para isso.


Depois de mais insistência da vítima em querer entender o que havia acontecido, o serviço finalizou o atendimento e não deu qualquer justificativa para essa medida. E a conta seguiu suspensa, bem como o dinheiro da carteira.









Economia e mercado
25 Ago










Segurança
21 Jul

Conta “suspensa”, só que não


Apesar de a usuária afetada ter ficado sem poder realizar novos pedidos na plataforma, o acesso à conta continua estável. Em outras palavras, a pessoa continua recebendo notificações com propagandas promocionais, sugestões para comprar cupons do Clube iFood ou realizar recargas por iFood Card.


Ou seja, ela ainda conseguiria gastar com serviços e créditos na plataforma, sem ao menos ter como usá-los. Caso não fosse atrás de respostas após a negativa na hora de fechar a compra, ela poderia ter gastado mais dinheiro no iFood antes de tomar conhecimento do dúbio impedimento.

Não é um caso isolado



Ao saber da história, o Detetive TC foi pesquisar na internet se havia casos similares relatados por usuários. Esta coluna encontrou uma série de queixas no site Reclame Aqui com o mesmo problema e alguns padrões.


Entre os casos encontrados, é possível notar que todos receberam a mesma mensagem durante os pedidos – para procurar a Ajuda –, também possuíam saldo na carteira – o qual ficou preso e sem ao menos a possibilidade de ser resgatado – e tiveram feedbacks semelhantes da plataforma – com uma resposta vaga e pouco esclarecedora.

Esses internautas – além da ausência de uma causa definida para a suspensão – ainda se queixam pelos mesmos motivos já mencionados acima: a possibilidade de comprar créditos sem ter como usá-los; a falta de um aviso prévio de suspensão, o que possibilitou inserir valores sem saber que não teria como utilizar futuramente; e não ter como resgatar o saldo em carteira bloqueado.

Provável bug?



Dentro desses relatos, bem como seus padrões e intervalo de tempo em que houve os casos, é possível perceber que o ocorrido em massa se tratou de um bug do sistema do iFood, que provavelmente suspendeu contas ao mesmo tempo com padrões similares de pagamento.


A causa desse erro ainda segue desconhecida, bem como qualquer previsão para que a plataforma de delivery normalize as contas dos usuários para novos pedidos com pagamento pelo app.

Resposta oficial



O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria do iFood, para tentar obter maiores explicações sobre os motivos para essa falha e quando as contas de todos os afetados estariam normalizadas.


A empresa ficou de retornar com o posicionamento na tarde desta quarta-feira (14). Porém, até o momento da produção desta coluna, não houve qualquer retorno com a nota da companhia. O espaço ficará aberto a maiores esclarecimentos futuros. Caso chegue o comunicado do iFood, este texto será atualizado.


E aí, você chegou a passar por alguma situação semelhante nos últimos dias, ou conhece alguém que sofreu com o mesmo problema? Relate para a gente no espaço abaixo.















Written by: admin

Rate it

Previous post


0%