DE ELIANA BARBOSA
@ELIANABARBOSAPSICOTERAPEUTA
Segundo relatório da ONU, de 2021, o número de imigrantes no mundo chegou a 281milhões, e os Estados Unidos lideram com maior número de estrangeiros (cerca de 50 milhões).
Todos sabem que a realidade de um imigrante é dura, porque, além da saudade extrema de sua pátria e de seus familiares e amigos, existe, de forma inconsciente, uma necessidade de provar seu valor, sua capacidade de sobrevivência diante de tantas barreiras, principalmente o idioma e a cultura.
É comum, também, uma pressão, muitas vezes implícita, da família, em sua terra natal, aguardando suas realizações e seu sucesso financeiro que, na verdade, são conquistas em longo prazo, suadas e sofridas. Somam-se a estas preocupações, a situação de insegurança daqueles imigrantes indocumentados e até o preconceito, o que tem gerado muitos transtornos emocionais, dentre eles ansiedade e depressão.
Pra você que é imigrante e tem, de uma forma ou de outra, se sentido pressionado psicologicamente, eis algumas dicas que podem ser úteis nesse momento:
Aprimore sua autoestima no sentido de se apreciar pelo quão corajoso você é, por ter saído de sua “zona de conforto” em busca do desconhecido e por estar neste país de oportunidades, lutando, dia a dia, para realizar seus sonhos. Tantos há que sonham e não movem uma palha sequer por seus sonhos. E você, com “a cara e a coragem” está aí. Valorize-se!
Aprimore também sua fé, buscando desenvolver um propósito maior para sua vida, não se prendendo só ao consumismo e aos bem materiais. Escolha uma religião com a qual você se identifique e junte-se a um grupo de voluntários para fazer o bem onde for preciso. É o plantio no bem que vai trazer proteção espiritual e mais oportunidades para sua vida, além de ampliar seu círculo de relacionamentos.
Procure não se expor tanto, principalmente nas redes sociais, e guarde suas conquistas só para você e aqueles em quem você confia.
Cuidado com “amigos da onça”, aqueles falsos parceiros que ganham sua confiança, e, talvez por inveja da sua força, depois colocam pedras em seus caminhos.
Seja generoso e gentil com aqueles imigrantes que estão chegando, inseguros e imaturos ainda, porque um dia você também precisou de uma mão amiga. E você nunca sabe se, no futuro, voltará a precisar de novo.
E para melhorar sua ansiedade e prevenir a depressão, sugiro que, todos os dias, ao acordar, você acrescente dois rituais: o da gratidão e o da meditação. Faça mentalmente uma lista de 5 motivos para agradecer, em cada novo amanhecer, e depois, por pelo menos 10 minutos, relaxe e medite. Assim, você sairá de casa mais otimista, autoconfiante e preparado para crescer e vencer!