News

Incrível: telescópio James Webb faz a maior imagem do Universo até hoje

todayagosto 21, 2022 3

Background
share close

Uma equipe de cientistas do Telescópio Espacial James Webb liberou a maior imagem que o equipamento já realizou até agora. Ela é composta por 690 quadros individuais, registrados com a sua Câmera Próxima ao Infravermelho (NIRCam).

Ela cobre uma área do céu 8 vezes maior que a primeira imagem em profundidade feita pelo James Webb e revelada ao público em 12 de julho.

As imagens também tem outros méritos: ela inclui várias galáxias antigas, jamais vistas antes, e é possível que algumas estejam entre as mais distantes observadas até o momento.

O mosaico foi um experimento do CEERS (sigla em inglês para Pesquisa Científica de Liberação Rápida da Evolução Cósmica), para demonstrar como o James Webb pode realizar análises extragaláticas mesmo quando está executando outras observações.

“Esta é apenas a fase 1 das nossas observações. Não chegamos nem à metade da nossa pesquisa total, e nossos dados já nos levaram a novas descobertas e a uma inesperada, porém bem-vinda, abundância de galáxias inéditas”, comentou no Twitter a astrofísica Rebecca Larson, integrante do CEERS.

A thread criada pela cientista é bem interessante: ela analisa individualmente várias imagens e elementos do painel, com muitas informações relevantes.

A CEERS também liberou as imagens para consulta pública, com a possibilidade de ampliá-las e explorar ainda mais seus detalhes. (Alguns arquivos são realmente grandes, então é melhor tentar visualizar com um computador do que no celular.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Nasa define os possíveis pontos de aterrissagem na Lua para a Ártemis III

News

Nasa define os possíveis pontos de aterrissagem na Lua para a Ártemis III

A Nasa anunciou em uma transmissão ao vivo os possíveis pontos de aterrissagem na Lua (alunissagem) para a missão Ártemis III, que levará seres humanos de volta ao nosso satélite natural em 2026.São 13 regiões no Pólo Sul da Lua, com várias áreas possíveis para receber o módulo da Ártemis. A escolha foi deliberada: essas regiões permanecem em sombra constante e não foram exploradas previamente. Além disso, o terreno é […]

todayagosto 21, 2022 3


0%