News

James Webb dá zoom para mostrar distância até uma bela galáxia; veja vídeo

todayagosto 17, 2022 9

Background
share close

Um novo vídeo, criado a partir de imagens do Telescópio Espacial Webb, impressiona ao mostrar a enorme distância que nos separa de objetos do universo, como a Galáxia Cartwheel (Roda de Carruagem), a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra.

Divulgado pela Agência Espacial Europeia, o vídeo mostra o caminho até a beíssima Cartwheel, que adquiriu este formato curioso após a colisão de duas galáxias menores. Leva mais de um minuto de zoom até chegarmos nela.

Com este efeito cinematográfico potente, nos sentimos absurdamente pequenos diante a vastidão do universo.

Veja o vídeo:

Webb divulgou as primeiras imagens coloridas do observatório em julho e, em agosto, a Nasa e seus parceiros internacionais disponibilizaram os novos registros desta galáxia, que já havia sido observada pelo Telescópio Hubble — com muito menos detalhes.

A Roda de Carruagem

A Galáxia Cartwheel se formou em um violento choque entre duas galáxias. “A colisão afetou principalmente sua forma e estrutura. Ela ostenta dois anéis — um interno, brilhante, e outro circundante, colorido. Esses dois anéis se expandem para fora do centro da colisão, como ondulações em um lago depois que uma pedra é atirada nele”, explica a Nasa.

Por estas características, astrônomos a definem como uma “galáxia em anel”, uma estrutura menos comum do que galáxias espirais, como a nossa Via Láctea.

O núcleo contém grande quantidade de poeira quente, e as áreas mais brilhantes do anel interno são “lar de gigantescos aglomerados de estrelas jovens”. Já o anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é dominado pela formação de estrelas e supernovas — à medida que se expande, ele colide com no gás ao redor, desencadeando a formação de estrelas.

“As observações de Webb capturam a Cartwheel em um estágio muito transitório. A forma que a galáxia eventualmente tomará, dadas essas duas forças concorrentes, ainda é um mistério. No entanto, esta imagem fornece uma perspectiva sobre o que aconteceu com a galáxia no passado e o que ela fará no futuro”, declarou a ESA/Webb em um comunicado de imprensa.

Written by: admin

Rate it

Previous post

BMW confirma acidente fatal na Alemanha e diz que carro não era autônomo

News

BMW confirma acidente fatal na Alemanha e diz que carro não era autônomo

BERLIM (Reuters) - Um acidente fatal envolvendo quatro veículos em uma rodovia alemã não envolveu nenhum carro autônomo, disse a BMW nesta terça-feira, refutando uma declaração da polícia que questionou se o motorista estava dirigindo o veículo de forma ativa no momento. Um BMW iX elétrico virou na pista oposta da estrada federal B28, perto da cidade de Roemerstein, no sudoeste da Alemanha, na segunda-feira, colidindo com dois outros veículos […]

todayagosto 17, 2022 3


0%