News

Jaru receberá o Projeto Sesc nesta quinta-feira, com grande programação cultural

todayoutubro 5, 2022 3

Background
share close

Nesta quinta-feira (06), na avenida Padre Adolpho Rhol, em frente à Escola Estadual Olga Dellaia, os jaruenses terão uma opção cultural totalmente gratuita para levarem seus familiares, com uma programação vasta: teatro, com o espetáculo “Barilonga Xou”, BiblioSesc, exposição de artes visuais, exposição de literatura e cinema, com o curta-metragem rondoniense: “Nazaré: do verde ao barro”.

Além de Jaru, o projeto acontece nas cidades vizinhas: Governador Jorge Teixeira e em Theobroma.

Descrição

O Projeto Sesc 52 é uma relevante estratégia de Afirmação Institucional, uma vez que fortalece e amplia ações de comunicação institucional, impulsionando a constituição da marca Sesc como instituição de importante relevância social, por meio de ações que proporcionassem melhores condições de vida a seus empregados e familiares e o desenvolvimento das comunidades onde vivem.

As estruturas sociais são marcadamente desiguais, no âmbito da cultura, não é diferente. O princípio colonial estabeleceu ao longo dos anos a hierarquização das artes maiores (as ditas clássicas) e as artes “menores” (as ditas populares). Contudo, considerando as diversas camadas da população e a concepção real do fazer artístico cultural expressa mais que objetivações estéticas. Mas, sobretudo, estabelecendo a arte e cultura enquanto expressão máxima da subjetividade humana.

O Sesc 52, na possibilidade de itinerar expressões artísticas nas linguagens; Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música, mais que a oportunidade de acessibilizar produções artísticas culturais, representa a expressão da viabilidade das produções locais (municipais). Entendendo a importância do fortalecimento do desenvolvimento e econômico sociocultural do país, mas sobretudo em Rondônia, pensado a partir do diálogo entre a pluralidade das manifestações culturais, como elemento indissociável no desenvolvimento local sociocultura.

PROGRAMAÇÃO:

TEATRO – Espetáculo Barilonga Xou

No espetáculo circense “Barilonga Xou”, as atrizes Amanara Brandão e Flávia Diniz dão vida às palhaças Milonga e Barina, que apresentam seu “xou” (show) de diversidades, desenvolvendo números clássicos das palhaçarias circense e teatral, malabarismo, números musicais, de dança e acrobacias, demonstrando as habilidades em um jogo cênico envolvente, enquanto contam uma das suas histórias ambientadas às margens de rios amazônicos.

Ficha técnica:

Atuação, criação, dramaturgia e produção: Amanara Brandão Lube Atuação e criação: Flávia Diniz,  Costureira: Marcly Ramos,  Fotógrafo: Édier William.

BIBLIOSESC

O projeto BiblioSesc é uma biblioteca móvel que tem por objetivo encurtar a distância entre o leitor e o livro em pontos da cidade onde não há acesso a bibliotecas fixas, e tem como foco o atendimento ao Trabalhador do Comércio, seus dependentes e a comunidade em geral. O Bibliosesc atenderá com espaço de leitura, contação de histórias com fantoches e exposição Portinari.

EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS PORTINARI – O BAUZINHO DO PINTOR

Proposta educativa a serem partilhadas com público infantil, jovens, professores e acadêmicos. Propõe reflexões e conhecimento sobre a obra de Portinari inserida em diversos contextos aproximando-a de outras referências artísticas, explorando a interdisciplinaridade. As experiências geradas pela utilização deste material propiciam o desenvolvimento do olhar estético e do senso crítico e colaboram na formação de um indivíduo apto a realizar novas leituras novas do mundo.

EXPOSIÇÃO DE LITERATURA PAULO LEMINSKI

Paulo Leminski – Nascido em 1944 em Curitiba, foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Com uma poética popular apesar de profunda e complexa, o escritor também atuou como crítico literário, tradutor e professor, construindo uma obra de concisão, irreverência, coloquialidade e rigor na estrutura textual. Leminski misturava todos esses elementos se apropriando dos recursos visuais da publicidade, dos provérbios e trocadilhos populares, além da poesia concretista. Aos 44 anos, o poeta morreu em junho de 1989, na capital do Paraná. A exposição conta com 16 ilustrações produzidas pelo artista plástico Fabio Dudas, com ilustrações que retratam a vida e a obra do escritor paranaense e que dão materialidade e interpretação aos poemas de Paulo Leminski por meio da pintura.

CINEMA DO VERDE AO BARRO

Uma família embarca numa viagem em busca de uma nova vida. É na comunidade de Nazaré que constroem uma relação de afeto, respeito e amor com a Amazônia. Em diferentes fases, a jornada de uma família muda conforme as águas de um rio.

A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DO MILHO GIGANTE

Uma pequena formiga encontra no meio do mato um milho gigante, que ela não consegue carregar sozinha. De passagem por ali, o Tamanduá se oferece para cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos familiares. E agora: a formiga confiará no seu maior predador? Inspirado em poema homônimo, “A inacreditável história do milho gigante” é uma fábula contemporânea em forma de um divertido filme de animação, com um final surpreendente.

Apoio Cultural: WS Furacão, WS Associação, Escola Estadual Olga Dellaia Jaru, professores e Direção da Escola e Departamento de Cultura da SEMECELT.

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%