News

Juliana Vieira lista 11 alimentos que diminuem os sintomas menstruais

todayoutubro 6, 2022

Background
share close

Bilhões de mulheres pelo mundo sofrem de sintomas menstruais severos, que incluem sangramento intenso, cólicas fortes e até náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza. De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, a chamada dismenorreia é capaz de interferir nas atividades diárias de até 20% do público feminino.

A má notícia é que esse desconforto mensal vem aterrorizando muitas mulheres, a ponto de largarem seus empregos e abrirem mão de muitas outras coisas em suas vidas. A boa notícia é que a alimentação pode ser uma aliada nessas horas para aliviar as temíveis dores e sintomas da menstruação.

A seguir, a nutricionista Juliana Vieira lista 11 alimentos para introduzir na dieta nesse período do mês:

1 – Folhas verdes

Folhas verdes

Segundo a profissional, as folhas verdes são ricas em fibras que podem aliviar os problemas digestivos associados ao ciclo menstrual. “E a vitamina A presente nessas folhas combate a pele seca e a acne hormonal advindas do período menstrual”, acrescenta.

2 – Pipoca

Pipoca

Incrivelmente, os carboidratos complexos, como a pipoca, são os melhores amigos nessas horas. “Eles são fontes de serotonina, o hormônio que nos faz sentir bem”, explica ela.

Mas cuidado! A pipoca de micro-ondas vendida no supermercado é prejudicial ao organismo por possuir muito sódio, calorias e vários conservantes. Faça a refeição sem usar óleo e pegue leve no sal!

Leia: Descubra como usar a pipoca para perder peso e manter a boa forma

3 – Abacate

Abacate

O abacate é rico em gorduras boas, além de ser baixo em carboidratos e com boa quantidade de fibras. Ele pode ser consumido ao natural ou incorporado em saladas e vitaminas, por exemplo. Conforme a nutricionista diz, as gorduras saudáveis da fruta aliviam os sintomas da TPM.

Leia: Saiba por que incluir o abacate na dieta e veja 3 receitas

4 – Oleaginosas

As oleaginosas, como a castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, pinhões e pistache, são grandes aliadas da dieta se consumidas em pequenas quantidades. Elas guardam diversos nutrientes importantes para a saúde, como vitamina E, magnésio e manganês.

Além de uma interessante fonte proteica, esses alimentos têm ômega 3, 6 e 9 — gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantêm um estado inflamatório menor no organismo. “Castanhas, nozes e sementes de chia são ótimas durante todo o ciclo menstrual. Elas funcionam como antidepressivo”, complementa a especialista.

Leia: Quer ter pele, unhas e cabelos incríveis? Inclua nozes na dieta

5 – Banana

Banana

A banana é saudável, saborosa, acessível e fácil de consumir. A fruta, também, conta com inúmeros nutrientes e vitaminas, e seu consumo pode ajudar desde a saúde mental até o coração.

Juliana destaca a presença de melatonina na iguaria. “Esse hormônio do sono ajudará em uma noite tranquila”, fala ela.

Leia: Conheça 5 benefícios da banana e inclua a fruta na sua dieta

6 – Semente de abóbora

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são chamadas, cientificamente, de cucurbita maxima. Elas podem ser ingeridas puras ou incorporadas nas saladas, por exemplo, como também por meio de cápsulas.

Dentre as propriedades desse ingrediente, sobressaem o ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como ferro e magnésio. “O magnésio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que alivia as dores de cabeça”, aponta a nutricionista.

Leia: Veja benefícios da semente de abóbora para a saúde

7 – Maçã, pera, melão e frutas vermelhas

Maçã

Esses itens listados pela profissional são, conforme ela sugere, excelentes opções para substituir o açúcar durante os períodos em que a vontade de comer um doce se torna irresistível.

Vale lembrar que o alto consumo de açúcar pode levar à inflamação, à obesidade, à diabetes tipo 2, ao aumento da gordura no fígado, a doenças cardiovasculares, entre outros problemas ao organismo.

Leia: Assustador! Veja quanto açúcar há em alimentos voltados para crianças

8 – Ovos

Ovos

O ovo é uma fonte de proteína repleta de nutrientes. De acordo com a especialista, ele auxilia, ainda, no combate à TPM, pois carrega vitaminas D, B6 e E. “Essas vitaminas contribuem para o controle das substâncias químicas do cérebro que causam os desconfortos”, afirma ela.

Leia: Comer ovos 5 vezes na semana pode te deixar mais magro, diz pesquisa

9 – Chá de camomila

Chá de camomila

Os chás são ótimos para a saúde — disso nós sabemos. O de camomila, em especial, tem propriedades relaxantes cruciais para tratar ansiedade e estresse. “A camomila pode ajudar a aliviar as cólicas, a ansiedade e a irritabilidade que as mudanças hormonais causam no organismo”, cita.

10 – Louro

Folhas de louro

A folha de louro é muito comum na culinária, ainda mais no preparo do saboroso prato de feijão. No entanto, essa especiaria é constituída de substâncias como taninos, flavonoides e alcaloides, que têm poder anti-inflamatório, diurético, antioxidante, digestivo, entre outros.

Juliana ressalta que o louro auxilia na diminuição dos sintomas da menstruação devido às propriedades que estimulam o útero. “Assim, elas conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade”, esclarece.

11 – Abacaxi e gengibre

Abacaxi e gengibre

O abacaxi e o gengibre, segundo a especialista, são diuréticos, o que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino. “Isso reduz as cólicas”, conta ela.

Leia: Aprenda a fazer 5 bebidas com gengibre para aumentar a imunidade

Receita de suco para aliviar a cólica menstrual, por Juliana Vieira:

Ingredientes

  • Três fatias de abacaxi;
  • Meia maçã;
  • Uma fatia fina de gengibre;
  • Uma folha de louro.

Modo de preparo

  • Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro;
  • Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Festival do Rio volta ao Cine Odeon com mais de 200 filmes no catálogo

News

Festival do Rio volta ao Cine Odeon com mais de 200 filmes no catálogo

O Festival do Rio chega à 24ª edição, nesta quinta-feira (6/10), após dois anos com temporadas reduzidas em razão da pandemia de Covid. Neste ano, a mostra terá programação robusta com a exibição de mais de 200 filmes ao longo de dez dias. As sessões acontecem em diversos pontos da capital carioca como o Cine Odeon, na Cinelândia, e exibições ao ar livre, no Boulevard Olímpico e na Praia de […]

todayoutubro 6, 2022


0%