News

Justiça Eleitoral suspende adesivaço que prometia participação em sorteio no Município de Alta Floresta

todayagosto 20, 2022 2

Background
share close

Por CGI


Publicada em 19/08/2022 às 16h42

 Acatando pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral suspendeu evento irregular, denominado ‘adesivaço’, previsto para ocorrer no dia 27 de agosto, no Município de Alta Floresta do Oeste. A atividade prometia a proprietários de veículos a participação em sorteio de diversos itens, mediante a afixação de adesivos com propaganda de um candidato às eleições de 2022.


O pedido foi formulado pela Promotora Eleitoral Lucila Soares Zanella, após receber informações de que uma empresa da cidade estaria promovendo o evento denominado adesivaço, em favor de um candidato. Conforme a propaganda, mediante a adesivação do veículo, o proprietário passaria a concorrer em um sorteio de itens como pistola, graphene e combustível (diesel ou gasolina).


Acolhendo pedido do MPE, o Juízo Eleitoral de Comarca de Alta Floresta afirmou, entre outros pontos, ser vedada a distribuição de brindes, seja por pessoa física ou jurídica, em período eleitoral, ou mesmo antes, quando explícito o caráter eleitoreiro. Tal medida visa justamente garantir o equilíbrio de forças e evitar que candidatos tenham desempenho superior a seus pares nas urnas que não decorram das capacidades naturais a serem analisadas pelos eleitores.


Também destacou ser proibido a partido político e a candidata ou candidato receber, direta ou indiretamente, doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie procedente de pessoas jurídicas.


Na decisão, a Justiça estabeleceu que, em 48 horas, a empresa responsável pelo evento paralise todos os atos relacionados à atividade, suspendendo a programação.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Candidata à Presidência Vera Lúcia apresenta proposta para habitação

News

Candidata à Presidência Vera Lúcia apresenta proposta para habitação

Por Agência Brasil Publicada em 19/08/2022 às 15h49 A candidata pelo PSTU à Presidência da República, Vera Lúcia apresentou hoje (19), por meio de suas redes sociais, algumas propostas que, segundo ela, ajudarão o Brasil a resolver os problemas de moradia. Em sua conta no Twitter, a candidata citou relatório das Nações Unidas que informa

todayagosto 20, 2022 3


0%