News

Justiça pede que GDF informe número da vagas disponíveis em UTIs

todayagosto 22, 2022 2

Background
share close

A juíza Raquel Soares Chiarelli, da 21ª Vara Federal de Brasília, deu prazo de 72 horas para que o Governo do Distrito Federal (GDF) informe a suficiência de leitos de unidades de terapia intensiva, insumos e recursos humanos para tratamento da covid-19. A decisão foi motivada por uma ação apresentada pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela defensoria do DF. 

Segundo a magistrada, há inconsistências nas informações oficiais fornecidas pelo governo local. Além disso, a juíza ressalta que houve aumento no número de ações judiciais de pacientes infectados com o novo coronavírus para garantir a internação e há uma fila de espera com 55 pessoas que aguardam transferência para uma UTI. 

“Uma vez que o planejamento apresentado pelo próprio Distrito Federal de abertura de 800 leitos de UTI até o final de junho não se concretizou, conforme amplamente divulgado pela imprensa, e que a própria Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) previu a necessidade de pelo menos 1.320 leitos de UTI, considerada uma taxa de isolamento social de 50%, o que ainda não foi implementado, impõe-se a intervenção judicial.”, decidiu a juíza. 

Nesta semana, a secretaria de Saúde negou que haja colapso no sistema de saúde local por causa da pandemia de covid-19. A disponibilidade de leitos é monitorada por uma sala de situação virtual, disponível para acesso na internet. De acordo com a última atualização, o percentual de ocupação dos leitos é de 63,82%


Written by: admin

Rate it

Previous post

STF rejeita proposta de restringir liminar contra atos da Presidência

News

STF rejeita proposta de restringir liminar contra atos da Presidência

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje (1º), por maioria, rejeitar uma proposta de mudança no regimento interno da Corte que limitava o poder dos relatores de conceder liminar (decisão provisória) para suspender atos do presidente da República. A proposta havia sido feita em abril pelo ministro Marco Aurélio Mello, e pretendia inserir no regimento

todayagosto 22, 2022 3


0%