News

Metrópoles/Ideia: 58% dos moradores do DF não vão participar de manifestações no 7 de Setembro

todayagosto 27, 2022 6

Background
share close

A maior parte da população do Distrito Federal não participará de qualquer tipo de manifestação no dia 7 de setembro. Segundo a mais recente pesquisa Metrópoles/Ideia, 58% dos eleitores declararam que não pretendem se envolver em qualquer ato no feriado. Já 40,8% disseram que cogitam se manifestar e 1,3% não soube responder.

Quando foi feita a separação por gênero, o público feminino é o que mais rejeita a participação nos atos, com 64% das mulheres dizendo “não” aos protestos. Entre os homens, a recusa é de 50,4%.

Veja os dados:

Segundo o cientista político e professor de direito constitucional Nauê Azevedo, o eleitorado, de modo geral, se mostra avesso a manifestações de qualquer natureza. “A mobilização é um passo extra em relação ao conhecimento. Chegar às pessoas é, muitas vezes, mais fácil do que mobilizar o eleitorado”, afirmou o especialista.

Além disso, de acordo com Nauê, as manifestações têm fatores que podem afugentar alguns cidadãos, como o risco à integridade física. Por fim, o fato de o 7 de setembro ser um feriado também dificulta a adesão, afirma o professor.

Já para o também cientista político André Rosa, apesar de em números absolutos mais pessoas se negarem a ir ao ato, 40% do eleitorado se propor a sair de casa para se manifestar politicamente ainda é uma taxa de mobilização alta.

“É diferente de um cálculo eleitoral [medido em termos absolutos]. A gente está falando de adesão, e essa pesquisa é muita boa para explorar em termos qualitativos”, ponderou Rosa.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, contratada pelo Metrópoles, ocorreu em agosto de 2022. Foram ouvidas 1.200 pessoas em todas as regiões administrativas da capital.

Presidente convoca para ato

Desde 2021, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tenta usar o feriado de 7 de setembro para demonstrar força política. Nas últimas semanas, o candidato voltou a convocar apoiadores para atos em apoio ao governo na data.

“Conto com vocês aí no 7 de Setembro, às 9h, em Brasília, para um grande desfile militar. Depois venho para cá; às 15h estarei aqui em Copacabana”, afirmou o mandatário, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Fotos de Júpiter feitas pelo James Webb tiveram ajuda de astrônoma amadora

News

Fotos de Júpiter feitas pelo James Webb tiveram ajuda de astrônoma amadora

Vocês devem ter visto as lindas imagens de Júpiter produzidas pelo telescópio espacial James Webb. As fotos coloridas mostram diversas propriedades do gigante gasoso de forma inédita, já que nunca havíamos visto tantos detalhes no infravermelho.Os anéis de Júpiter, por exemplo, são muito mais claros no infravermelho que na luz visível. Por isso aparecem de forma tão impressionante nas imagens do James Webb. Da mesma forma, a visão das auroras […]

todayagosto 27, 2022 7


0%