News

Nasa suspende lançamento de missão à lua até novo aviso

todayagosto 30, 2022 4

Background
share close

Miami (EUA)., 29 ago (EFE).- A Nasa suspendeu até um novo aviso, sem data prevista para acontecer, o lançamento da missão Artemis I, que estava programado para a manhã desta segunda-feira, com destino à Lua.

A operação que aconteceria no Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, acabou sendo cancelada devido falhas técnicas.

O foguete SLS, com a cápsula Orion na ponta, estava instalado na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, e teve, inicialmente, o lançamento atrasado, depois de programação do envio indicar o horário de 9h33 (pelo horário de Brasília).

Em publicação no blog da missão, em que foi confirmado o cancelamento, a Nasa indicou que o foguete SLS e a Orion “seguem em uma configuração segura e estável”.

A agência americana acrescentou que os controladores de lançamento seguem avaliando as falhas em um dos quatro motores RS-25 instalados na parte interior do SLS (siglas em inglês para Sistema de Lançamento Espacial), que foram as causas da suspensão.

O ponto principal do problema, aparentemente, tem relação com a temperatura adequada que deve ter o motor no momento do lançamento, após a carga de hidrogênio líquido.

Os técnicos tentaram, sem êxito, uma série de correções, até que, finalmente, foram obrigados a suspender o lançamento.

Os engenheiros da Nasa trabalhavam com uma janela de lançamento de duas horas, a partir de 9h33 (de Brasília), mas a análise e recolhimento de dados sobre o problema encerraria esse período.

A Nasa havia anunciado anteriormente que, caso não fosse possível lançar hoje a história missão, que representa volta à lua após 50 anos, avalia os dias 2 e 5 de setembro como datas para novas tentativas. EFE

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%