NIS: aprenda a consultar o número de inscrição pelo seu CPF

O Número de Inscrição Social (NIS) é um registro de quem trabalha com carteira assinada e também de todos aqueles que querem ter acesso aos programas sociais. Ou seja, ele é extremamente importante para milhões de cidadãos. Por isso, aprenda a consultar o NIS de um jeito simples e rápido, usando o seu CPF.

Leia mais: Descubra qual é o valor médio de devolução do “dinheiro esquecido”

O NIS é formado por uma sequência de 11 dígitos, de acordo com o cadastro na Caixa Econômica Federal. Esse número é gerado automaticamente, assim que a pessoa faz a primeira carteira de trabalho. Ou também quando passa a receber algum benefício por meio dos programas sociais do governo.

Consultar o NIS

No caso de quem tem a carteira de trabalho assinada, o NIS tem o mesmo número do PIS. Isso é motivo de confusão para muitos brasileiros. Assim, para termos ideia da importância do NIS, ele é essencial para quem precisa receber o seguro-desemprego ou até mesmo o Auxílio Brasil.

Para consultar o NIS, o cidadão pode usar os meios físicos ou digitais. Por exemplo, quem tem o Cartão Cidadão consulta o NIS na parte da frente do cartão. Outra forma é por meio de atendimento presencial em qualquer agência da Caixa. Com documento pessoal, o cidadão pode fazer a consulta do NIS.

Um jeito também muito simples é de forma digital, pela carteira de trabalho digital. O NIS nada mais é que a sequência de 11 dígitos que aparece no documento.

Você também encontra o NIS no extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do aplicativo do FGTS. Ou ainda, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Ou seja, já deu para notar que o NIS está presente em vários documentos e situações que envolvam o trabalho e o recebimento de benefícios sociais.

março 24, 2022

Written by:

X