News

Novo robô humanoide da Tesla acena e faz dancinha; veja imagens

todayoutubro 2, 2022 3

Background
share close

Elon Musk, presidente-executivo da empresa de carros elétricos Tesla, apresentou na noite de ontem (30) o protótipo do robô humanoide da companhia: Optimus, também como Tesla Bot.

A novidade foi um dos destaques do evento AI Day 2022, com foco em inteligência artificial, realizado em Palo Alto, Califórnia (EUA). No palco, a tecnologia acenou e fez uma dancinha com os braços levantados.

Segundo o executivo, também dono da SpaceX (aeroespacial), o mercado de robôs valerá mais do que o de carros no futuro. “Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível (…) Ainda há muito trabalho a fazer para refinar Optimus e provar isso”, afirmou Musk.

Robô “apresentador”

A ideia do robô foi anunciada ano passado por Musk. O que aconteceu ontem foi a demonstração pública do primeiro protótipo.

A tecnologia com formato humano (ainda cheio de engrenagens aparecendo) surgiu no palco, mexeu os braços e mãos como se estivesse observando os próprios membros e deu alguns passos na sequência.

O seu caminhar foi devagar — lembrou humanos andando na ponta dos pés. Depois, ele acenou para o público.

Num outro vídeo, publicado no Twitter por um clube de fãs da Tesla, as imagens destacam ainda o Optimus fazendo uma breve dança movimentando os seus braços.

Robôs sem cérebro

Durante a apresentação, Elon Musk chegou a comentar que está “faltando um cérebro” nos robôs humanoides atualmente, segundo destacou o site Cnet. Ou seja, as tecnologias ainda não têm autonomia para funcionarem sozinhas, além de o desenvolvimento ser muito caro.

De qualquer forma, ele espera que Optimus seja um “robô extremamente capaz”. A expectativa é que ele custe menos que um carro (nos Estados Unidos), com um preço abaixo de US$ 20.000.

A ideia é que a tecnologia no futuro possa realizar trabalhos perigosos ou repetitivos.

Optimus foi desenvolvido em menos de oito meses. A previsão era de que o robô seria apresentando em junho deste ano. Mas a empresa adiou para setembro, pois o protótipo ainda não estava pronto.

“O robô pode fazer muito mais do que mostramos. Só não queríamos que ele caísse de cara”, brincou Musk.

Se os planos do executivo seguirem como ele quer, a tecnologia pode começar a ser vendida dentro de três a cinco anos.

Curiosidades sobre o robô humanoide

  • Pesa 73 Kg.
  • Bateria de 2,3 kWh (quilowatts-hora) duraria um dia de trabalho inteiro, segundo o evento.
  • Ele será testado primeiro nas fábricas da Tesla.
  • Usará uma variação do hardware de computação que alimenta a tecnologia de veículos autônomos da Tesla.
  • Segundo anúncio de 2021, ele será capaz de andar a 8 km por hora e levantar o equivalente ao próprio peso.

Visual com menos fios

Além desse protótipo, Musk mostrou outro modelo da mesma família Optimus. A diferença foi que o segundo não tinha a capacidade de andar e movimentar o corpo sozinho. O objetivo foi destacar o visual mais avançado da tecnologia, sem fios, tantas engrenagens expostas.

No vídeo abaixo é possível ver como a Tesla imagina o seu robô no futuro.

*Com informações dos sites Cnet, Engadget e The Guardian

Written by: admin

Rate it

Previous post

O erro gramatical de Galvão Bueno em comercial de TV

News

O erro gramatical de Galvão Bueno em comercial de TV

Nesta Copa do Mundo, Galvão Bueno é o garoto-propaganda da Brahma. E o narrador da Globo, que é o mais famoso jornalista esportivo do país, protagoniza um comercial de 30 segundos que está sendo veiculado nas TVs, pedindo para os torcedores tirarem a camisa amarela do armário para torcer pela Seleção Brasileira.“É ano de Copa.

todayoutubro 2, 2022 2


0%