O último evento astronômico de destaque do mês de agosto — e um dos mais graciosos — acontece na noite de hoje (18) para amanhã: uma conjunção entre a Lua e Marte, nosso vizinho planeta vermelho.
Mas é preciso acordar bem cedo, ou ir dormir tarde, para observar. O fenômeno é visível a olho nu de qualquer ponto do país, sem necessidade de instrumentos especiais. Basta um céu com poucas nuvens.
Como ver?
O par nasce junto por volta de 1h, a leste/nordeste (mesma direção onde nasce o Sol), e ficará visível por toda a madrugada, até o amanhecer.
Basta encontrar o belo “sorriso” da Lua, em sua fase minguante, no céu.
Marte estará logo à direita de nosso satélite, como uma estrela avermelhada de brilho fixo.
O horário mais recomendado para observação é entre 3h30 e 5h30, quando estarão mais altos no céu.
Se tiver alguma dificuldade em localizar os objetos, recorra a um app de observação astronômica, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium.
Aproveite para ver Júpiter e Saturno, que estarão a caminho de se por a oeste, alinhados com a Lua e Mercúrio ao longo do céu; eles parecem grandes estrelas de brilho fixo amarelado.
Horizonte noroeste de São Paulo às 2h30 de 19/8: Marte logo ao lado da Lua e Júpiter acima no céu (Urano não é visível a olho nu)
Imagem: Stellarium
O que é conjunção?
Conjunção é o termo astronômico para quando dois ou mais corpos celestes (planetas, Lua, sol) aparecem bem próximos em nosso céu. Mas essa proximidade é apenas aparente, devido ao movimento de suas órbitas elípticas, em relação a um determinado ponto de vista — no caso, o da Terra.
Não quer dizer que eles estejam de fato perto no espaço; continuam separados por milhões de quilômetros. No caso da conjunção desta madrugada, a Terra/Lua e Marte são, de fato, os corpos que ficam mais próximos no Sistema Solar — mas nosso vizinho está bem longe, a mais de 150 milhões de km de distância.
As conjunções mais comuns e apreciadas são aquelas entre a Lua e os planetas mais brilhantes (Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno), podendo até formar um triângulo com dois deles.
Os impostos sobre games já tiveram quatro reduções durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), sendo a última no mês de julho. Porém será que os preços, de fato, baixaram?Segundo percepção de jogadores e profissionais ligadas ao segmento consultados por Tilt, as iniciativas do governo não surtiram esse efeito. Pelo contrário, os valores acabaram subindo. A escalada de preços têm vários motivos. Em parte, por causa da alta do dólar […]
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.