News

Participe do Censo 2022!

todaysetembro 2, 2022 2

Background
share close

O Conasems apoia o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e convoca a todos para que participem do Censo 2022! Os recenseadores estão nas ruas coletando informações em cerca de 75 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros.

Toda a área urbana e rural do país está sendo visitada pelos recenseadores do IBGE que estão percorrendo todos os lugares em busca de respostas para as principais perguntas: Quem somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?

Mas para que servem os resultados do Censo? É possível obter as tendências de nascimentos, mortes e migração, indispensáveis à elaboração de projeções e estimativas populacionais. Também permite conhecer a população residente, embasando novas políticas públicas ou aprimorando as já existentes. O número de habitantes revelado no Censo serve de base para a distribuição da verba federal distribuída de acordo com a população de cada cidade – o Fundo de Participação dos Municípios. E as informações geradas pelo recenseamento contribuem ainda para pesquisas acadêmicas, levantamentos jornalísticos e estratégias da iniciativa privada, por exemplo.

Há dois tipos de questionários no Censo 2022: básico (26 perguntas) aplicado em todos os domicílios do país e o da amostra (26 perguntas do básico e 51 perguntas sobre outros temas) que só será respondido em 11% dos domicílios.

Tem pergunta sobre identificação e características do domicílio; informações sobre moradores; identificação étnico-racial; registro civil; educação; rendimento do responsável pelo domicílio; mortalidade, entre outras. Na amostra, há quesitos sobre trabalho; rendimento; nupcialidade; religião; pessoas com deficiência; migração e autismo.

A metodologia estatística aplicada pelo IBGE garante que as informações do questionário da amostra sejam ampliadas para o total da população, seja nos municípios, nos estados ou para o total do país.

Também há perguntas específicas para os povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas).

Cerca de 4.300 servidores do IBGE que trabalham no Rio de Janeiro, nas 27 unidades estaduais e nas 566 agências estão atuando no Censo 2022, além de cerca de 180 mil recenseadores e 24 mil agentes censitários contratados temporariamente.

Há três formas possíveis para responder aos questionários: presencial, via internet ou pelo telefone e todas precisam que o recenseador visite antes o domicílio. Se ele encontrar o morador em casa, pode realizar a entrevista no momento ou combinar o melhor horário para retornar. É possível verificar sua identidade no site Respondendo ao IBGE ou pelo 0800 721 8181. Basta informar a matrícula, RG ou CPF do entrevistador e confirmar se ele é mesmo do IBGE.

Se não houver ninguém em casa, o recenseador deixa uma folha de recados, com seus contatos, para que morador retorne. Se ele informar ao recenseador que prefere responder pela internet, ele recebe o e-ticket (por e-mail ou SMS) para acessar o questionário, sem precisar baixar aplicativos.

Caso o morador opte por responder pelo telefone, deve entrar em contato com o número deixado pelo recenseador para responder ao questionário.

Todos as respostas dadas pelos moradores são confidenciais e protegidas por sigilo. O IBGE só divulga informações agregadas, desidentificadas, para fins estatísticos.

Colabore com o Censo. Receba bem o recenseador e responda ao questionário.

Para saber mais informações sobre o Censo 2022, acesse: https://censo2022.ibge.gov.br/ 

Written by: admin

Rate it

Previous post

Vacina Mais enfatiza importância da vacinação contra poliomielite no Brasil em novas peças de campanha  

News

Vacina Mais enfatiza importância da vacinação contra poliomielite no Brasil em novas peças de campanha  

A Campanha Vacina Mais disponibilizou um novo pacote de peças de comunicação que abordam a importância da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Com o atual cenário das baixas coberturas vacinais no Brasil, o incentivo à imunização contra a pólio fica ainda mais urgente, e o conteúdo da Campanha Vacina Mais pretende

todaysetembro 2, 2022


0%