Pequeno Guia que Vai te Ajudar a Abraçar sua Solidão

Estar sozinho em um momento ou outro é algo inevitável em nossa vida, mesmo que muitas pessoas prefiram evitar. Caso você não saiba, solidão e solitude são conceitos diferentes e é importante aprender a separá-los e, acima de tudo, compreender o que está por trás dos seus medos e o fato de não conseguir abraçar sua solidão e viver em paz esses momentos.

Nós vamos te ajudar nessa missão com seu “eu interior” e vamos te dar 5 passos para que esse processo de autoconhecimento seja tranquilo:

  1. Descubra a raiz do seu medo da solidão

Alguns cientistas acreditam que a solidão é uma emoção básica da espécie humana, assim como o medo e a raiva. Por milhões de anos, a sobrevivência do homem dependia do fato de fazer parte de um grupo, pois estar sozinho era arriscado. Mas agora, o medo da solidão foi para outro extremo e pode fazer com que várias pessoas se mantenham em relacionamentos tóxicos, empregos insatisfatórios e casamentos ruins. O exercício de autoconhecimento aqui é: identifique o que está por trás do seu medo da solidão e trabalhe em cima dele.

  1. Aprenda a entender sua solidão

A solidão vem em muitas formas diferentes. Pode ser algo temporário, em um momento em que alguém se encontra sem companhia ou ajuda. Ou pode acontecer quando alguém está passando por uma crise na vida que resulta em um isolamento social mais prolongado. Alguns fatores podem levar a uma solidão mais prolongada que precisa de atenção: um colapso no relacionamento, a perda de um emprego, a morte de alguém muito próximo ou ficar gravemente doente. Qualquer um desses motivos pode fazer com que alguém se sinta completamente isolado do amor e do apoio de outras pessoas.

  1. Aprecie a solidão, ou melhor, a solitude

A solitude é um estado bem diferente da solidão. Artistas, filósofos e escritores ao longo dos séculos buscaram a solitude para pensar profundamente, desenvolver a criatividade e construir seus melhores trabalhos. A solitude pode ser um conforto em uma vida cheia de demandas e pessoas para atender. Quando estamos sozinhos podemos mergulhar em nosso verdadeiro “eu”.

  1. Enfrente seus medos mais profundos

A solidão pode ser um produto do medo fundamental da separação que remonta à infância. Separação significa ser vulnerável, não ter ninguém em quem confiar, exceto si mesmo. Esta é a solidão na qual percebemos que, no final, não há nada entre nós e o céu, ninguém para te resgatar. Esse tipo de medo existencial pode ser assustador, nós sabemos. Quais são seus medos mais profundos quanto à solidão? Identifique-os, reconheça-os e tire um pouco do poder deles sobre você.

  1. Use práticas de autorrealização para superar a solidão

Técnicas como ioga, tai chi e meditação podem te ajudar a se reconectar com seu eu mais profundo. Sentar-se sozinho para meditar te afasta de pensamentos e sentimentos negativos que podem te deixar triste e incapaz. Uma prática de meditação guiada de bondade amorosa, por exemplo, pode ajudar a substituir sentimentos de separação e tristeza por sentimentos de amor e conexão.

Essa prática pode mudar a sua vida, experimente! Aqui vai uma forma prática de meditar: sente-se em silêncio e concentre-se na sua respiração repetindo um mantra como colocamos abaixo.

Inspire, pense ‘Posso ser feliz.’

Expire, pense ‘Que eu seja amado.’

Inspire, pense ‘Que todo o meu sofrimento seja curado.’

Expire, pense ‘Posso ficar em paz’.

Eventualmente, repita o mantra pensando em pessoas que podem estar sozinhas neste momento, substituindo ‘eu’ por ‘você’.

Termine enviando pensamentos positivos a todos os seres e repetindo “Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam amados. Que o sofrimento de todos os seres seja curado. Que todos os seres estejam em paz”. Essa prática simples te conecta profundamente com sua vida e seu eu interior.

Esperamos que goste do artigo e da dica. Se você conhece alguém que pode gostar desse artigo, compartilhe com ela! Copie o link do artigo e compartilhe via whatsapp, redes sociais, etc. nós agradecemos!

março 24, 2022

Written by:

X