PIB do ES cresce mais que média nacional no 1º trimestre de 2022

Foto: Rodrigo Schereder / TV Vitória

PIB do ES cresce mais que média nacional no 1º trimestre de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo cresceu 1,7% no primeiro trimestre de 2022. O dado é em comparação ao último trimestre de 2021 e foi divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O PIB é a soma de toda riqueza produzida pelo país, Estado e também pelos municípios. Essa soma do Espírito Santo foi maior que a média nacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mesmo período, o PIB brasileiro cresceu 1% em relação ao último trimestre de 2021.

Este é o melhor resultado desde o primeiro trimestre de 2012 e esta foi a sétima vez consecutiva que a economia capixaba apresentou resultado positivo no indicador trimestral do PIB.

No acumulado do ano, o PIB capixaba cresceu 4,1%, contra o aumento de 1,7% da média nacional. Já na comparação do acumulado dos últimos quatro trimestres com o mesmo período anterior, a expansão foi ainda maior, registrando crescimento de 7,2% no PIB do Espírito Santo, frente a 4,7% de aumento do PIB do Brasil.

Os resultados indicam, segundo relatório do IJSN, que a economia capixaba recuperou as perdas impostas pela pandemia de coronavírus e atingiu o maior patamar de atividade econômica desde 2019.

O diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lyra, explicou que o Espírito Santo confirmou crescimento acima da média nacional em quatro bases de comparação.

“Esse resultado do desempenho da economia capixaba é traduzido para a vida dos capixabas com geração de emprego. Em 2021, o Espírito Santo bateu o recorde na geração de emprego, com mais 53 mil postos de trabalho. Nesse primeiro trimestre de 2022, estamos com saldo positivo de 13 mil postos de trabalho”, informou Lyra.

Com o aumento da renda e redução do desemprego, Lyra observa uma redução da pobreza no Espírito Santo. “Os dados oficiais do IBGE demonstram o crescimento da economia capixaba e isso possibilita uma melhoria da qualidade de vida da população”, analisou.

Serviços puxa crescimento do PIB no Espírito Santo

O setor de serviços cresceu 9,9% e foi o principal responsável pelo bom desempenho do PIB do Espírito Santo no primeiro trimestre de 2022.

Outros dois setores que tiveram destaque foram as vendas do Comércio Varejista Ampliado, com aumento de 5,1%, e a Indústria Geral, que cresceu 1,6%.

Crescimento do PIB impacta no mercado de trabalho

Os números do PIB capixaba também têm impacto no mercado de trabalho e na diminuição do desemprego no Estado. A taxa de desocupação no Espírito Santo, no primeiro trimestre, foi de 9,2%.

Em relação ao mercado de Trabalho, o estoque de emprego formal chegou a 787.283 postos, produzindo um saldo de 13.481 novos vínculos com carteira assinada no primeiro trimestre.

* Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Rodrigo Schereder.

junho 3, 2022

Written by:

X