News

Pode votar de bermuda? Confira perguntas inusitadas sobre as Eleições 2022 | NSC Total

todaysetembro 27, 2022 1

Background
share close

O primeiro turno das Eleições 2022 está marcado para domingo (2), das 8h às 17h. Com a aproximação do dia, as pesquisas sobre o que pode ou não ser feito no dia da votação começaram a crescer nos sites buscadores, como o Google. 

​Receba notícias do DC via Telegram

Uma postagem comentando o aumento nas buscas para a pergunta “pode votar de bermuda?” chegou a viralizar no Twitter, com mais de 48 mil curtidas. Confira abaixo a resposta para essa e outras perguntas frequentes sobre o dia da votação. 

Como assistir à live com bastidores do debate NSC TV para o governo de SC

Pode votar de bermuda? 

Sim. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não especifica a vestimenta dos eleitores. Inclusive, é permitido utilizar camisetas de partidos, candidatos e até times de futebol, desde que a manifestação da preferência seja silenciosa e feita de forma individual, sem aglomeração, distribuição de camisetas, broches, adesivos, santinhos ou utilizando métodos de persuasão e convencimento.

Apesar disso, trajes de banho não são recomendados. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Pode usar só o e-Título pra votar? 

Quem já fez o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral terá sua foto no e-Título e poderá usar o app como documento oficial. Quem não tiver a foto no aplicativo, precisará levar outro documento oficial com foto, como a carteira de identidade, passaporte ou CNH, para se identificar perante o mesário para votar.

Como votar com e-Título nas Eleições 2022; veja passo a passo

Pode levar um santinho ou “colinha” na cabine de votação?

Sim. A Justiça Eleitoral permite e incentiva que os eleitores levem um papel com os números dos candidatos em que pretem votar anotados, para diminuir o tempo de votação e evitar erros. 

Não é permitido, porém, distribuir santinhos, adesivos ou qualquer material de divulgação partidária no dia da Eleição. 

Pode levar crianças na cabine de votação? 

Quem decide se a criança, menor de 12 anos, poderá acompanhar a mãe ou o pai na cabine de votação é o mesário ou presidente de mesa. Normalmente, dependendo da idade, ela poderá esperar na porta ou dentro da sala. 

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Pode levar cachorros ou outros animais de estimação na votação? 

Não há orientações da Justiça Eleitoral quanto a levar animais de estimação aos locais de votação. Existe, porém, a possibilidade de que os mesários e agentes não permitam a entrada dos animais na seção eleitoral. 

Pode levar o celular na cabine de votação?

Não. Para assegurar o sigilo do voto, é proibido entrar na cabine com celular, câmera fotográfica, de filmagem ou aparelhos semelhantes. Os equipamentos devem ser deixados com o mesário antes de votar. 

Veja o vídeo sobre 30 fatos das Eleições 2022 para saber antes de votar

Leia também

Bolsonaro desiste de vir a SC e esquenta guerra interna no bolsonarismo

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira

Cola eleitoral nas Eleições 2022: imprima e preencha

Written by: admin

Rate it

Previous post

Grupo Baía Sul lança programa de reconhecimento aos colaboradores | Leo Coelho | NSC Total

News

Grupo Baía Sul lança programa de reconhecimento aos colaboradores | Leo Coelho | NSC Total

O Grupo Baía Sul promoveu um evento comemorativo para o lançamento do programa de reconhecimento aos colaboradores por tempo de empresa, o "Hospital Care Celebra Você”, na última semana, dia 22. Durante o mês de setembro, serão homenageados mais de 150 colaboradores com dez, vinte e trinta anos de atuação, reconhecendo o comprometimento dos profissionais

todaysetembro 27, 2022 1


0%