News

Por que encomendas internacionais vão para o ‘buraco negro’ em Curitiba?

todayagosto 26, 2022 2

Background
share close

Lojas da China, como AliExpress, Shein e Shopee, normalmente despacham seus produtos em poucos dias. No entanto, quando chegam ao Brasil, os pacotes parecem ser engolidos por um buraco negro.

Se você costuma fazer compras nesses sites, provavelmente já se perguntou por que a encomenda fica tanto tempo parada em Curitiba (PR).

minha encomenda ta em CURITIBA simplesmrnte o BURACO NEGRO das encomendas

— deméter (@peitinhooooos) May 23, 2022

Moradores de todas as cidades do Brasil parecem “sofrer” com esse problema, mas até moradores de Curitiba reclamam da lentidão no Centro de Distribuição da cidade.

Smp assim, eu moro em Curitiba e acontece da minha compra fica 1 mês parada aq msm, correios aq é mto lento

— Luiza (@moonie_minty) May 20, 2022

Eu Moro em Curitiba, o bagulho já tá aqui desde ontem e só vai chegar dia 26 ou até dia 4 de junho ( AGILIZA CORREIO DE CWB Q PRECISO USAR DIA 10 ESSA ROUPA) pic.twitter.com/NeGhmvbrT1

— duarda (@dudaloveholland) May 20, 2022

E sempre tem a exceção que comprova a tese.

eu moro em curitiba e pra entregas na região aqui é mt rapidinho, as vezes em 1 dia faz a fiscalização aduaneira e o maximo que eu ja esperei foram 3 dias. nunca fui taxada, mesmo com compras de 180/100/350.

— ana #CHAMP14NS (@romeomontaguie) May 19, 2022

Afinal, o que acontece para que haja tanta demora assim?

Por se tratar de uma importação, os produtos precisam passar pela fiscalização da Receita Federal. Mas há outros gargalos:

Análise de danos e raio-x

De acordo com um vídeo publicado pelos Correios, os produtos internacionais podem chegar em três Centros de Distribuições diferentes: de Curitiba, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tudo depende da categoria da encomenda.

Caso o pacote tenha sido danificado durante o envio, os Correios tentam consertar esses danos e solucionar possíveis problemas com o endereço do destinatário.

Caso não tenha dano, passa por uma inspeção de raio-x para verificar irregularidades.

Caso seja encontrado algo de errado, o pacote é encaminhado para as entidades responsáveis, como Polícia Federal, Exército, Anvisa, entre outros, que podem impedir a entrada de itens proibidos no país.

Pacotes que passaram pelo raio-x e inspeção de cães farejadores e apresentaram informações divergentes daquelas passadas anteriormente são encaminhados para a alfândega, podendo ser taxados ou devolvidos ao país de origem.

Além disso, pacotes considerados suspeitos podem ser abertos pelas autoridades alfandegárias para uma análise mais invasiva.

Após todo esse processo, a encomenda é encaminhada para o tratamento e distribuição dos centros locais.

Prazos de entrega

O serviço de entrega, normalmente, é escolhido pelo vendedor, e o cliente só escolhe se aceita ou não. Sites internacionais costumam oferecer frete grátis e, para isso, acabam utilizando a modalidade de entrega mais barata, a Standard.

De acordo com o site dos Correios, esse tipo de entrega tem um prazo de até 12 dias úteis para as principais capitais após a liberação da encomenda. Ou seja, o prazo de entrega só começará a ser contado depois que o produto tiver sido inspecionado e autorizado pela Receita Federal.

Dessa forma, se, por algum motivo, a fiscalização aduaneira demorar, o envio da encomenda também irá demorar.

Em relação a Curitiba, os Correios informaram a Tilt que o processo é equivalente. “Após a liberação de entrada no Brasil e quitação das obrigações pelo destinatário, as encomendas são distribuídas de acordo com a modalidade de serviço contratada”.

Taxa de importação

Se o seu objeto for analisado e não estiver dentro das regras de isenção de imposto, a Receita Federal vai taxá-lo.

Até que essa taxa seja paga, o seu produto irá ficar parado por lá.

Por isso, é importante acompanhar diariamente a sua encomenda pelo site dos Correios. Dessa forma, caso você seja taxado, poderá pagar rapidamente a taxa, se desejar, e receberá a encomenda mais depressa.

Os pacotes são armazenados pelos Correios por até 30 dias. Após esse período, são devolvidos ao remetente.

Veja aqui alguns cuidados que devem ser tomados ao comprar no exterior.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Computação quântica pode ajudar algoritmos a fazer previsões melhores

News

Computação quântica pode ajudar algoritmos a fazer previsões melhores

Talvez você já tenha ouvido falar de machine learning — a tecnologia de inteligência artificial que permite que algoritmos aprendam padrões e façam previsões. E talvez você também já conheça a computação quântica, campo que busca desenvolver algoritmos processados por sistemas com átomos, fótons e partículas subatômicas. Já parou pra pensar que é possível juntar os dois?A combinação dessas duas áreas pode "melhorar as garantias para aprendizagem da máquina, que […]

todayagosto 26, 2022 3


0%