Pedro Castillo é destituído do cargo e preso após tentativa de golpe. Foto: Reprodução Twitter
O presidente do Peru, Pedro Castillo, sofreu um impeachment e acabou detido pela Polícia Nacional nesta quarta-feira (07), após uma tentativa frustrada de golpe de estado. Ele havia anunciado o fechamento temporário do Congresso e decretado estado de exceção no país.
Horas antes de uma moção de vacância, o equivalente a um processo de impeachment, ser votado contra ele, Castillo anunciou toque de recolher. “Anuncio para todo o país que foram tomadas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência”, declarou. “Convocamos todas as instituições da sociedade civil, associações, camponeses, frentes e todos os setores sociais a respaldar esta decisão. Estamos comunicando a OEA da decisão tomada”, acrescentou.
O Congresso peruano, porém, continuou trabalhando e votou pelo impeachment do presidente. Castillo é acusado de não ter “capacidade moral” para governar o país por estar envolvido em esquemas de corrupção.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que a situação é preocupante:
“O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte.
As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.
O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.“
Brasileiros desafiam qatarianos para disputa ao som de 'Tubarão Te Amo' A música “Tubarão Te Amo” ocupou na segunda-feira (05), o 3º lugar na parada musical do Spotify de faixas que viralizaram nos Estados Unidos. No país americano, o hit das dancinhas no TikTok atingiu 30 milhões de reproduções na plataforma, deixando para trás cantores
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.