As lesões ortopédicas sabidamente predispõem os pacientes a uma maior chance de tromboembolismo. Dessa maneira, a tromboprofilaxia vem sendo recomendada aos pacientes quando os benefícios superam os riscos. Entretanto, não há consenso sobre essa recomendação para fraturas de pé ou tornozelo isoladas.
A taxa de tromboembolismo após uma fratura isolada de pé ou tornozelo na literatura é menor que 0,8%, aumentando o risco com a idade. Baseado nisso, a Sociedade Americana de Pé e Tornozelo (AOFAS) não recomenda a tromboprofilaxia em cirurgias abaixo do joelho.
Leia também: Há risco na profilaxia com aspirina em pacientes com histórico de tromboembolismo venoso?
Quais os fatores de risco para tromboembolismo venoso após fraturas de tornozelo?
O estudo
Foi publicado no último mês, na revista Plos One, um estudo com o objetivo de analisar pacientes, fraturas e outras variáveis para identificar fatores preditivos de TVP em pacientes com fraturas isoladas do pé e tornozelo. Foi realizada uma análise retrospectiva em uma base de dados americana de pacientes maiores de 18 anos com fraturas de pé ou tornozelo entre 2015 e 2020.
Métodos e resultados
Foram identificados 298.886 pacientes com fraturas isoladas do pé ou tornozelo, dos quais 1.661 (0,56%) tiveram TEV nos 90 dias após a fratura. Em termos de tempo, 27,3% ocorreram na primeira semana e 49,8% ocorreram nas três primeiras semanas.
Fatores de risco independentes para TEV incluiram (em ordem decrescente): TEV prévio (razão ímpar [OR] = 25,44), fator V Leiden (OR = 24,34), câncer ativo (OR = 1,84), fratura do metatarso (múltiplas fraturas [OR: 1,51], fratura do tornozelo [OR = 1,51] e fratura do calcâneo [OR = 1,24]), tratamento cirúrgico (OR = 1,41), sexo masculino (OR = 1,19), maior índice de Elixhauser (OR = 1,05) e aumento da idade (OR:1,05 por década) (p<0,05 para cada).
Saiba mais: Qual tratamento previne mais contra tromboembolismo venoso após artroplastia total de joelho ou quadril?
Conclusão
O estudo constatou que, embora apenas 0,56% das fraturas isoladas do pé e tornozelo apresentaram TEV em noventa dias, fatores de risco definidos, como Fator V Leiden, TEV prévio, tratamento cirúrgico, câncer ativo e padrões específicos de fratura significativamente afetaram as chances de sua ocorrência.
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED:
Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook
Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook
Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum
Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado
Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos
e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos
Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados
Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados
por especialidades