News

Quem é o astronauta que postou no Twitter esta intrigante foto do espaço

todaysetembro 15, 2022

Background
share close

Cada vez mais, astronautas compartilham fotos incríveis do espaço em suas redes sociais. Um dos que mais tem chamado atenção é o veterano Don Pettit, que usa o Twitter para revelar momentos de seus 25 anos na Nasa, dentro de naves e da Estação Espacial Internacional (ISS).

Ele usa técnicas e instrumentos profissionais de fotografia, que resultam em cliques diferentões, de um ponto de vista mais que privilegiado. Esta semana, combinou arte e ciência em uma imagem intrigante, feita com longa exposição (que captura o movimento) e lente “olho de peixe” (grande angular extrema).

Parece até uma ilustração, mas são “apenas” as luzes de cidades na Terra (laranja) e rastros de estrelas (azulados, indicando a rotação da Terra), vistos através da Cupola — um observatório panorãmico, com sete janelas, na ISS.

Fish-eye lens long-exposure view of the Earth from the Cupola, aboard the @iss. Below, city lights flow as orange streaks, and faint star trails that show the Earth’s rotation are visible in the lower left. #astrophotography can find exciting ways to combine both science and art! pic.twitter.com/JwrFeZMl7v

— Don Pettit (@astro_Pettit) September 11, 2022

Veja a mesma cena registrada por outro ângulo, mais direto:

Mas, afinal, quem é Pettit e por que suas fotos estão bombando?

Nascido no Oregon (EUA), o engenheiro químico Donald Roy Pettit era cientista do Laboratório Nacional Los Alamos até 1996, quando foi selecionado pela Nasa como candidato a astronauta. Seis anos depois, foi ao espaço pela primeira vez, a bordo do ônibus espacial Endeavour, como especialista da Expedição 6 da ISS, por seis meses.

Atualmente, aos 67 anos, é o mais velho astronauta ativo da agência espacial norte-americana. Ele já passou um total de 369 dias e 41 horas no espaço, em três viagens. Veja o próprio refletido nos sete vidros da Cupola:

Another 7 Faces cupola shot, this time intentionally to get my reflection. My boys liked of the floating head effect. pic.twitter.com/IkCBrrhV

— Don Pettit (@astro_Pettit) April 4, 2012

Pettit estava no espaço quando houve a tragédia do ônibus espacial Columbia, que explodiu em fevereiro de 2003, matando os sete tripulantes. Por isso, ele e seus dois colegas de expedição foram os primeiros americanos a voltarem da estação para a Terra em uma cápsula russa Soyuz — algo que acontece até hoje.

Em 2008, foi ao espaço pela segunda vez, como especialista da missão STS-126, que levou equipamentos e suprimentos para a ISS. Uma viagem rápida de 15 dias, mas que rendeu este belo sobrevoo da estação espacial, a bordo do Endeavour:

Entre 2011 e 2012, em sua última ida ao espaço, Pettit viveu por mais seis meses na ISS, como membro da Expedição 30/31. Ele foi o primeiro astronauta na história da exploração espacial a entrar em uma nave comercial ancorada na ISS em órbita — no caso, a cápsula Dragon, da SpaceX.

Desta vez, conseguiu registrar uma vista externa de seu cantinho favorito da estação espacial: a Cupola, é claro. A Terra, na parte inferior, deixa a imagem ainda mais impressionante:

A fotografia é uma grande paixão do astronauta, que sempre leva sua coleção de câmeras para o espaço. Ele teve a sorte de presenciar dois eclipses solares a bordo da ISS: um em 2002 e outro em 2012.

Pettit até já registrou o Brasil, uma área agrícola com os característicos “desenhos” de terra e vegetação, que chamou de “pacman”, em referência ao clássico joguinho.

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%