São Paulo registra aumento de mortes por Covid após Carnaval

O carnaval já se foi, mas deixou sua marca em São Paulo que após dois meses em queda contínua viu seus registros de óbitos diários por causa do Covid-19 subir para mais de 60% se comparado a 14 dias antes. A média de mortes no domingo (1º de maio), por exemplo, foi de 31 por dia.

Vacina
Imagem: Artem Podrez no Pexels

Isso não significa exatamente que a pandemia tenha voltado com força total e a média continua sendo a menor desde o seu início. Em certos pontos durante a pandemia, a média de mortes diária chegou a quase 900.

O problema podem ser as vacinas

Especialistas apontam que a possível causa desse aumento repentino é o fato de a população não ter tomado todas as doses da vacina. Por enquanto, ainda não é possível estabelecer uma relação direta com o Carnaval.

São os não vacinados que mantêm o patamar. O vírus continua circulando, então é fundamental que a população complete o esquema de vacinação. A vacina não interrompe a circulação, mas faz com que a chance de desenvolver quadro grave seja irrisória. Tem faixas etárias em que a perda de resposta da vacina é mais precoce, então tem que tomar as doses adicionais“, afirma Jamal Suleiman, infectologista do Instituto Emílio Ribas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Vacina brasileira para combater o Covid-19

  • Robô Moxi da Diligent Robotics (Imagem: Diligent Robotics/Divulgação)

  • Salão com a marca Tesla (Imagem: Milan Csizmadia/Unsplash)

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que 87% da população já tomou às duas doses da vacina, ou pelo menos a vacina de dose única. Mas um outro levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa mostra que apenas 70% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina voltaram para as doses complementares.

Juntamente com o número de óbitos, o número de internações pelo Covid também subiu em São Paulo, embora em uma proporção bem menor – há 14 dias foram registradas 149 internações devido à doença e no último domingo 171, uma variação de 15%.

Mortes por Covid no Brasil

Partindo para a média nacional, o Brasil havia registrado na última sexta-feira, dia 29 de abril, 195 mortes causadas pelo covid em 24h. No mesmo período 14.463 novos diagnósticos da doença foram confirmados.

Considerando apenas as médias de mortes na última semana (comparando com a semana anterior) por estado temos os seguintes dados:

  • Em alta (12 estados): AC, TO, RR, MA, RO, RJ, SC, MT, SP, GO, RN, MS
  • Em estabilidade (5 estados): PA, CE, PB, AP, MG
  • Em queda (9 estados e o DF): RS, DF, BA, PE, AM, PR, PI, AL, SE, ES

É importante ressaltar que em estados com média de mortes mais baixas até pequenas alterações podem acarretar uma porcentagem monstruosa no aumento de óbitos. Por exemplo: um estado que registrou apenas uma morte em uma semana e registra duas na semana seguinte teve um aumento de 100% no número de casos no período especificado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

maio 3, 2022

Written by:

X