News

Startup francesa de computação quântica levanta 100 milhões de euros

todayjaneiro 25, 2023 1

Background
share close

Por Jane Lanhee Lee

OAKLAND, Estados Unidos (Reuters) – A startup francesa de computadores quânticos PASQAL disse nesta terça-feira que levantou 100 milhões de euros e pretende oferecer grandes vantagens comerciais sobre os computadores clássicos no próximo ano usando os novos recursos.

O investimento é a maior rodada de financiamento privado para uma startup de computadores quânticos na Europa, de acordo com Georges-Olivier Reymond, presidente-executivo e cofundador da PASQAL. Ele ocorre quando o colapso do preço das ações de três fabricantes de computadores quânticos listados em Nova York, IonQ , Rigetti Computing e D-wave Quantum, tornou o financiamento para o setor mais difícil.

“Como as outras empresas provavelmente terão dificuldades para encontrar dinheiro e assim por diante, talvez seja uma boa oportunidade para aproveitarmos os talentos disponíveis”, disse Reymond à Reuters, acrescentando que a PASQAL planeja dobrar seu quadro de funcionários para cerca de 200 neste ano.

A PASQAL recentemente vendeu dois computadores quânticos para centros de computação de alto desempenho na França e Alemanha, e Alain Aspect, um dos fundadores da PASQAL, ganhou o Prêmio Nobel de Física de 2022 por experimentos em mecânica quântica que lançaram as bases para a computação quântica.

Os computadores quânticos podem fazer operações milhões de vezes mais rápidas do que os supercomputadores mais poderosos de hoje.

“Quando lançarmos a próxima geração de dispositivos com centenas de qubits, esperamos que 1.000, isso vai mostrar a verdadeira vantagem dessa tecnologia, esse será o ponto de inflexão da receita”, disse ele sobre quando o faturamento da companhia poderá acelerar.

O número de qubits, ou bits quânticos, é uma indicação do poder de processamento de um computador quântico. O modelo mais recente do PASQAL tem 350 qubits.

A rodada de financiamento foi liderada pelo novo investidor Temasek, empresa de investimento estatal de Cingapura. Outros novos investidores incluem o Fundo do Conselho Europeu de Inovação (EIC), Wa’ed Ventures, da Saudi Aramco; e Bpifrance.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Congresso inicia ano legislativo com 27 MPs na fila de votação

News

Congresso inicia ano legislativo com 27 MPs na fila de votação

Medida que mantém o benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil está na pauta do Congresso Nacional Sérgio Lima/Poder360 - 21.jun.2022 Poder360 24.jan.2023 (terça-feira) - 20h48 Senadores e deputados iniciam o ano legislativo a partir do dia 1º de fevereiro já com a missão de deliberar sobre 27 medidas provisórias. Todas ainda precisarão passar pelo

todayjaneiro 25, 2023


0%