News

Sucesso! Nave da missão Dart colide com o asteroide Dimorphos

todaysetembro 27, 2022 1

Background
share close

Hoje (26), às 20h14, aconteceu o momento mais histórico e crucial da missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission): a Nasa conseguiu jogar uma nave espacial em um asteroide. A colisão, a 22.000 km/h, foi um sucesso — mas ainda levará um tempo para sabermos se teve os resultados esperados.

A nave foi, provavelmente, completamente destruída — sabíamos que seria uma missão suicida. O asteroide Dimorphos, também como previsto, deve ter ficado apenas com uma “cicatriz” (uma cratera em sua superfície).

Se tudo correu como o planejado, ele foi “empurrado”, como em um jogo de bilhar cósmico, e mudou levemente de trajetória. Mas só confirmaremos se (e quanto) sua órbita foi alterada com observações nas próximas semanas e meses.

Este foi o primeiro teste real de defesa planetária da nossa história. O objetivo é, basicamente, ver se conseguiríamos, com esta técnica, desviar um possível asteroide que estivesse perigosamente em direção à Terra.

Tudo foi transmitido ao vivo, com impressionantes imagens do espaço registradas pela câmera Draco (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation), que estava a bordo da nave e também foi destruída. Pudemos ver a superfíce do asteroide, com suas rochas e texturas, em detalhes.

Quem perdeu pode assistir a incrível aproximação aqui:

Mais imagens devem ser divulgadas pela Nasa nas próximas horas ou dias, registradas por um pequeno satélite italiano LICIACube, que viajou como passageiro da nave e se separou dela na última semana, ficando a uma distância segura do impacto. Ele sobreviveu para contar história e deve ter filmado todo o processo, inclusive a cratera de impacto que ficou na superfície do asteroide.

Defesa planetária

Uma mudança muito pequena de trajetória pode ser suficiente para evitar uma colisão devastadora. Segundo a Nasa, o período orbital atual de Dimorphos é de 11 horas e 55 minutos. Espera-se que ela tenha sido reduzida em 10 minutos.

A agência espacial tem uma lista com cerca de 27,5 mil asteroides de todos os tamanhos próximos à Terra, mas “nenhum deles representa uma ameaça nos próximos cem anos.”

A um custo de mais de US$ 300 milhões (R$ 1,5 bi), a missão Dart havia sido lançada em novembro do ano passado.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Acompanhe ao vivo nave da Nasa colidir com asteroide Dimorphos

News

Acompanhe ao vivo nave da Nasa colidir com asteroide Dimorphos

Home UOL Produtos Outros canais UOL Assine UOL 4003-6118 capitais 0800 703 3000 demais localidades Assine e tenha acesso ilimitado ao conteúdo exclusivo e a produtos UOL Produtos Conteúdo Exclusivo UOL Mail UOL Play TNT Sports Nordeste FC Bate-papo UOL Universinho UOL Loja de Jogos UOL Leia+ UOL Segurança Digital UOL Família Protegida UOL Assistência Técnica UOL Resolve UOL WI-FI UOL Sexo Clube UOL UOL ads UOL Host UOL Meu […]

todaysetembro 27, 2022


0%