Uncategorized

TSE cassa mandato de Neri Geller e o torna inelegível por 8 anos

todayagosto 24, 2022 5

Background
share close

Com a decisão, o palanque do ex-presidente Lula (PT) em Mato Grosso deve ficar enfraquecido


Cleia Viana/Câmara dos Deputados – 6.nov.2019

Neri Geller (PP-MT) é um dos principais representantes da bancada ruralista no Congresso Nacional e viabilizou sua candidatura ao Senado com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)



24.ago.2022 (quarta-feira) – 7h50


O deputado e candidato a senador por Mato Grosso Neri Geller (PP) teve seu mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por irregularidades na campanha eleitoral de 2018. Com a decisão, Geller está inelegível por 8 anos e não poderá concorrer a vaga no Senado.

A votação foi realizada na noite de 3ª feira (23.ago.2022) e a decisão foi determinada por unanimidade pelos ministros do TSE. Votaram os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Mauro Campbell Marques, Carlos Horbach, Sergio Silveira Banhos e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. 

Segundo o MPE (Ministério Público Eleitoral), o deputado teria montado um esquema de “triangulação” na arrecadação da campanha eleitoral de 2018. Geller teria usado as contas bancárias do filho para captar recursos de empresas.

O candidato ao Senado também teria realizado doações de mais de R$1,3 milhão a 11 candidatos ao cargo de deputado estadual. Dos beneficiados, apenas 3 pertenciam a partidos coligados com o seu na época. As doações, somadas ao gasto da campanha de Geller na época, ultrapassaram o limite de gastos da campanha eleitoral de 2018, estipulado em R$ 2,5 milhões.

O relator do processo, ministro Mauro Campbell Marques, afirmou que a através da análise dos extratos bancários e de documentos fiscais, foi provado a existência de irregularidades para maquiar o recebimento de recursos com destinação eleitoral.

“O Tribunal, por unanimidade, acolheu em parte a preliminar de juntada extemporânea de documentos, determinando o desentranhamento de documentos dos autos e rejeitou a preliminar de validade da atuação extrajudicial do Ministério Público Eleitoral. No mérito, por unanimidade, deu parcial provimento ao recurso ordinário eleitoral para determinar a cassação do diploma do recorrido, Neri Geller, bem como a declaração de sua inelegibilidade pelo período de 8 anos subsequentes ao pleito de 2018, nos termos do voto do Relator”, diz trecho do resultado da votação.

Em nota, Geller afirmou que a decisão é “injusta” e que irá “trabalhar pelos meios judiciais cabíveis ao caso”.

“O deputado federal Neri Geller foi cassado injustamente e prova irrefutável disso foi a decisão em cima de um pedido que sequer fazia parte dos autos. Geller foi condenado por ser produtor rural, e por natureza intrínseca, vender soja e milho. A partir da decisão do TSE, a assessoria jurídica do parlamentar continuará trabalhando pelos meios judiciais cabíveis ao caso”, diz nota divulgada pela assessoria do deputado.

Geller é um dos principais representantes da bancada ruralista no Congresso Nacional e viabilizou sua candidatura ao Senado com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso o deputado fique inelegível para o pleito de 2022, Lula terá o palanque enfraquecido no Estado.

A expectativa é que a aliança do PT com Geller no Mato Grosso ajude a campanha do petista a se aproximar de outros ruralistas, com quem ele ainda não tem proximidade. Segundo apurou o Poder360, é também uma forma de pressionar pela adesão de parte do setor a um eventual novo governo Lula.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Uncategorized

Colombia y Brasil: El Gran Mono x Solidarity Sound System

Two trailblazing Melbourne sound systems – one of which is three metres tall and painted with a giant ape – come together in a celebration of South American music. Party with a giant ape tearing apart Flinders Street Station amidst fluro-green lights – not literally, but El Gran Mono's wild, psychedelic art is close enough. The

todayagosto 24, 2022 3


Similar posts

Uncategorized

Feliz 2023!

2023 começou. Basicamente duas reações podem ser facilmente identificadas quando olhamos à nossa volta: riso e lágrima. Uma parcela comemora aquilo que entende como vitória. Outra parcela chora aquilo que entende como derrota.  Em meio a estas definições bem reduzidas, existem inúmeras variações de ânimos, de expectativas, de comportamentos, de […]

todayjaneiro 7, 2023 1


0%