Pesquisadores da Faculdade de Medicina (FMRP) e da Escola de Enfermagem (EERP), ambas da USP em Ribeirão Preto, buscam voluntários hipertensos e voluntários saudáveis para estudo que vai avaliar o efeito do nitrato presente na beterraba no tratamento da pressão alta.
Para participar, os voluntários precisam ser homens, ter entre 20 e 65 anos de idade. Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou menor a 35 kg/m2, usar adequadamente até dois medicamentos diferentes para controle da pressão arterial, não ter nenhuma doença grave e não ter alergia a beterraba.
Os hipertensos selecionados passarão por entrevista, testes para avaliar a função vascular, coletas de sangue e de saliva e exame com aparelho que afere a pressão em intervalos programados por 24h. Depois disso, os participantes vão iniciar dois ciclos com tratamento por 28 dias.
Já os homens saudáveis (que não tenham hipertensão), com idade entre 20 e 65 anos e IMC igual ou menor a 35 kg/m2, farão parte do grupo controle. O processo envolve entrevista, testes para avaliar a função vascular, coletas de sangue e de saliva e exame com aparelho que afere a pressão em intervalos programados por 24h.
A pesquisa Estudo comparativo de efeitos anti-hipertensivos e de alterações bioquímicas após tratamento com extrato de beterraba em indivíduos negros e brancos hipertensos tem a coordenação do professor José Eduardo Tanus dos Santos, da FMRP, e conta com as pesquisadoras Vitória Carolina Rondon Pereira, Letícia Perticarrara Ferezin e Sandra de Oliveira Conde Tella e com os docentes Anderson Soares da Silva, Eduardo Barbosa Coelho e Riccardo Lacchini.
Serviço:
Mais informações e pré-inscrição: (16) 98164-2489, (12) 99162-6377.
Pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]