News

Vacina anticoncepcional masculina é prevista para 2023

todaysetembro 22, 2022 12

Background
share close

A primeira vacina anticoncepcional masculina, que também tem como intuito bloquear a transmissão de HIV, deve ser disponibilizada ao mundo nos próximos 12 meses.

A previsão foi feita por uma equipe de pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia, responsáveis pelo desenvolvimento da substância. Batizada de “Risug” (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal.

A injeção consiste em um gel aplicado na região dos ductos deferentes, região do sistema reprodutor masculino responsável por levar os espermatozoides até o líquido seminal antes da ejaculação. A substância tem como função “quebrar” a cauda dos espermatozoides, os tornando incapazes de fertilizar os óvulos. Segundo os responsáveis pela criação, o método pode ser revertido com mais facilidade do que a vasectomia, já que é necessária apenas a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio com água para anular o efeito do gel.

“A previsão científica é de que uma pílula anticoncepcional masculina leve entre 30 e 50 anos para se tornar disponível. O Risug, porém, é o contraceptivo masculino mais próximo de chegar ao mercado”, afirmou a médica Amanda Wilson, especialista em saúde pública pela Universidade de Montfort, em entrevista publicada pelo The Telegraph.

Wilson lidera uma pesquisa que tenta projetar a adesão dos homens à injeção quando ela for disponibilizada ao público. Ela conta que a inovação pode ajudar mulheres com problemas hormonais e não podem tomar a pílula, mas afirma que, diante de pesquisas preliminares, os homens se mostram relutantes a aderir ao produto, preferindo fazer vasectomias.

(Danubia Rosa para o Tribuna Popular)

Written by: admin

Rate it

Previous post


0%